Prevenção contra enchentes

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

As chuvas dos últimos dias trouxeram transtornos para moradores da região. Em São Gonçalo, várias ruas alagaram, a marquise de um supermercado caiu com a força da tempestade, ferindo três pessoas, e até a Câmara de Vereadores teve de ser interditada após inundação. Em Niterói, houve deslizamento de terra em trechos da Rodovia RJ-104, na altura do Caramujo, e destruição de placas de trânsito na via. Situações típicas da estação, que é sempre sujeita a temporais.

Contra a natureza não adianta reclamar. Ela segue seu curso, reagindo a seu modo às agressões que sofre. Se não podemos mudar de maneira radical as formas  de consumo e de contato com a natureza, podemos, pelo menos, tentar reduzir os impactos das intempéries.

Nesse sentido, Niterói vem dando bom exemplo no trabalho de prevenção. Desde outubro, segundo a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) vem sendo feita a limpeza de rios e canais da cidade.   O trabalho é realizado regularmente em bairros da Zona Norte, Centro, Zona Sul e Região Oceânica. 

Manter os rios e canais desassoreados e as galerias da águas pluviais desobstruídas já é um grande passo.