![]()
Condições do tempo são consideradas como “severas”: chuva deve vir acompanhada de raios e ventos de 80 Km/h
Douglas Macedo
A previsão de tempestade para o Rio de Janeiro, a partir da madrugada desta quarta-feira, tem deixado a população em alerta. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) classificou as condições do tempo como “severas” no Estado. A chuva forte, segundo a previsão, pode vir acompanhada de raios e rajadas de vento, que podem superar os 80 Km/h. Em Niterói, a Defesa Civil alertou para os riscos de deslizamentos isolados, quedas de árvores e alagamentos em diversos pontos da cidade, que culminou na suspensão das aulas na rede municipal.
O Inmet informou, ainda, que a instabilidade tem início já na madrugada desta quarta-feira, avançando, principalmente, para a Região Metropolitana. Esse cenário deve permanecer até o próximo sábado.
O risco de temporais se deve à aproximação de uma frente fria, combinada com uma baixa pressão próxima à costa do Rio, formando nuvens carregadas. A situação ainda é favorável a ventos fortes no Rio de Janeiro, com rajadas intensas, que podem passar dos 80 Km/h e chegar até 100 Km/h.
O Centro de Hidrografia da Marinha informou que há possibilidade de ressaca do sul fluminense até Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio, com ondas de até 2,5 metros. Por isso, é recomendado que os banhistas evitem o banho de mar e esportes na praia.
A Defesa Civil do Estado disse que as regiões mais propensas a tempestades severas são a Costa Verde, Sul, Capital, Baixada Fluminense, Metropolitana e Serrana. O órgão ainda recomendou que as pessoas permaneçam em locais seguros e evitem deslocamentos em caso de alagamento. As aulas da rede estadual foram suspensas.
O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, anunciou um pacote de medidas preventivas para reduzir os danos da chuva nesta quarta-feira. Não haverá expediente nas escolas da rede municipal. A Prefeitura pede, ainda, que a população priorize o transporte público e alerta que algumas vias com maior risco de deslizamento, como a Estrada Grajaú-Jacarepaguá e o Alto da Boa Vista, poderão ser fechadas.
Haverá, ainda, um reforço nas equipes, com mais de 10 mil homens nas ruas, de todos os órgãos municipais envolvidos na prevenção e atenção com a chuva. Vans da Guarda Municipal serão usadas para retirar possíveis moradores em áreas de risco ou que estejam ilhados.
Niterói - Em Niterói, a Defesa Civil alerta para que a população fique atenta às condições meteorológicas e evite áreas de risco. Isso porque a frente fria também causará muita instabilidade no município, principalmente entre a tarde de quarta (13) e quinta-feira (14), com acumulados significativos de chuva e fortes rajadas de vento. A mudança no tempo também reflete na queda da temperatura em Niterói, com variação entre 25 e 24 graus.
A Defesa Civil montou, com a Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) e a Niterói Transportes e Trânsito (NitTrans), estrutura especial de operação para os próximos dias, com aumento do efetivo. Em caso de emergência, a população deve ligar para o 199 ou 2620-0199.
A rede municipal de ensino teve as aulas suspensas nesta quarta-feira, por medida de segurança. Nas unidades particulares, o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado (Sinepe-RJ) disse que orientou cada escola a avaliar a situação e tomar sua decisão sobre o funcionamento ou não.
Pelas redes sociais, o Colégio São Vicente de Paulo, em Icaraí, disse que, a princípio, as aulas ocorrerão normalmente, mas aconselhou alunos e pais a avaliar com cautela as condições do tempo antes de saírem de casa.
São Gonçalo - Devido ao alerta, a Prefeitura de São Gonçalo decretou Estágio de Atenção pelas próximas 48 horas. Segundo a Defesa Civil do município, há riscos de desastres naturais provocados pela chuva intensa, como deslizamentos e alagamentos. Moradores da cidade recebem, desde a tarde desta terça-feira 12), alertas por SMS.
Vale lembrar que as 25 sirenes existentes em áreas de risco de São Gonçalo estão desligadas há quatro anos e, só agora, estão sendo reativadas. De acordo com a prefeitura, a troca de baterias e de botões de acionamento manual, além de testes de placas e som, já foram realizadas. Após mais duas etapas, as sirenes poderão voltar a funcionar normalmente.
O Colégio Santa Mônica, por exemplo, cancelou as aulas da tarde. Apenas o turno da manhã terá atividades normais.
A Prefeitura de São Gonçalo também divulgou, em sua página oficial, pontos de apoio à população, em caso de desastres.
Maricá - A Secretaria de Proteção e Defesa civil de Maricá está em Estágio de Vigilância. De acordo com o setor de meteorologia do órgão, a estimativa é de chuva forte no fim da tarde e na noite desta quarta-feira. Em casos de emergência, a Defesa Civil de Maricá orienta que a população ligue para os telefones 199 ou 2637-1999, evite circular pela cidade e procure um local seguro.
Itaboraí - A Defesa Civil de Itaboraí decretou Estágio de Alerta e disse que está acompanhando as previsões meteorológicas. A Prefeitura salientou que suas equipes estão de prontidão para atender a possíveis solicitações.
Previsão de chuva forte deixa o Estado em alerta
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura