Primavera se despede com calorão

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O verão começa na próxima quinta-feira (21), mas climatologicamente, as características da estação já começaram a ser sentidas. Em Niterói, o último domingo (17) da primavera foi de sol forte e céu limpo, o que levou centenas de pessoas às praias. A temperatura bateu os 36° e a previsão para esta segunda é de mínima de 23° e a máxima podendo chegar aos 35°. São esperadas pancadas de chuva à tarde e à noite. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Pelo menos até quinta-feira, quando inicia a estação mais quente do ano, a previsão é de muito calor com grandes possibilidades de chuva. De acordo com o Inmet, o primeiro dia de verão deve ser com sol e muitas nuvens durante o dia e chance de chuva a qualquer hora.

De acordo com o último boletim do Inea, divulgado no dia 14 de dezembto, Niterói tem quase todas as suas praias disponíveis para banho. Praia das Flechas, Gragoatá, Charitas, Adão, Piratininga, Camboinhas, Itaipu, Itacoatiara, Icaraí (exceto à esquerda da Pedra de Itapuca), São Francisco (exceto em frente à Rua Caraíbas) e Jurujuba (somente em frente à Avenida Carlos Ermelindo Marins n° 1935), poderão ser visitadas por turistas e niteroienses.

Segundo análise do Inmet para as condições gerais do verão 2017/18, o excesso de calor deve ser destaque em fevereiro resultando em muita chuva, principalmente no Sudeste na primeira metade do verão. Já existe o alerta para risco elevado de enchentes.

Provavelmente será mais uma temporada de muitos mosquitos. Verão é hora de redobrar os cuidados com o Aedes aegypti, eliminando focos de água limpa e parada. A eliminação dos criadouros deve ser realizada pelo menos uma vez por semana, assim, o ciclo de vida do mosquito será interrompido.