Procon autua 10 estabelecimentos em SG

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Procon Estadual realizou nesta quarta-feira (12) uma nova ação de fiscalização. Todos os dez locais vistoriados, em bairros de São Gonçalo, foram autuados.

No bairro do Rocha, duas pet shops foram autuadas por não apresentarem o certificado de um responsável técnico de veterinária, o certificado do Corpo de Bombeiros e o Livro de Reclamações. A Pés e Patas (Rua José Lourenço Azevedo, 15) ainda não possuía Alvará de funcionamento além de não exibir o cartaz com telefones dos órgãos de proteção animal. Já a Araçari (Rua José Lourenço Azevedo, 21) não exibia o cartaz com telefone e endereço do Procon-RJ e não contava com o certificado de dedetização.

No bairro Mutondo, uma agência do Itaú (Rua Doutor Alfredo Backer, 273) foi autuada por não possuir a quantidade de assentos preferenciais em número determinado pela lei. A agência ainda não disponibiliza caixa eletrônico adaptado a deficientes, realiza a autenticação de boletos em documento à parte e disponibiliza o guarda-volumes no exterior da agência, o que é um risco à segurança do consumidor. No ato da fiscalização, o tempo máximo de espera na fila para atendimento era superior ao determinado pela lei. 

Rio - O Procon Estadual realizou uma fiscalização em restaurantes e supermercados da Zona Sul do Rio nesta terça-feira. Os fiscais vistoriaram cinco supermercados e dois restaurantes nos bairros do Catete, Flamengo e Copacabana. Seis destes locais foram autuados e 13kg e 184g de produtos descartados no total.

Em duas filiais vistoriadas de um supermercado em Copacabana e no Flamengo os fiscais constataram que a informação do preço exclusivo para clientes cadastrados no programa de fidelidade era exibido em tamanho maior que o preço para consumidores em geral, o que pode induzir os clientes em erro. Além disso, na filial de Copacabana estavam vencidos 1kg e 200g de cebola em conserva, 1kg de cobertura de maracujá, 1kg de carne bovina e 1kg de mistura para ovos. Também havia problemas estruturais nas câmaras frias - como piso quebrado, piso rugoso, ferrugem e mofo – e o certificado de potabilidade da água estava vencido.