Professores ocupam corredor da prefeitura

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Um grupo de profissionais da Educação Municipal de Niterói ocupou, na tarde desta segunda-feira (21), o corredor do sexto andar da prefeitura da cidade, onde funciona o gabinete do prefeito Rodrigo Neves (PDT). 

Segundo Diogo Oliveira, do Sepe-Niterói, eles foram atendidos por uma comissão da prefeitura que negociou a saída dos manifestantes, mas sem a garantia de que suas reivindicações seriam atendidas.

“Já são quatro anos esperando por uma reunião. A gente quer tratar sobre as reivindicações da greve, para sabermos se serão atendidas para podermos voltar às aulas”, disse.  

Os professores estão em greve desde a última semana, com cerca de 70% de adesão, segundo o Sepe e cobram recuperação salarial e melhores condições de trabalho.  

Em nota, a prefeitura de Niterói informou que criou uma comissão para manter o diálogo com os funcionários e que, desde 2013, ampliou investimentos na Educação, por ser uma política pública importante para a construção de uma cidade menos desigual. Entre os investimentos está a valorização dos profissionais, que tiveram um aumento de 81% entre 2013 a 2018.

Neste mês, os profissionais passarão a receber quinquênios, incluindo retroativos, além do pagamento da progressão de classes e níveis. Os adicionais transitórios serão incorporados a partir de 1º de julho de 2018, conforme aprovado pelo Legislativo. Por fim, a prefeitura lamentou o ocorrido e informou que a Secretaria de Administração apresentou uma queixa na delegacia.