A Secretaria de Educação de São Gonçalo (Semed) está convocando voluntários para participar do Programa Brasil Alfabetizado (PBA), que atenderá 180 jovens, adultos e idosos do município. As inscrições para o processo seletivo começam nesta semana, nos dias 13 e 14 de julho. Ao todo, serão 12 vagas para alfabetizadores e coordenadores de turma, com bolsas que variam de R$ 400 a R$ 800, pagas pelo Governo Federal. Podem se candidatar pessoas com nível médio completo e/ou, preferencialmente, professores da rede pública.
Segundo a secretaria, o objetivo do programa é erradicar o analfabetismo em todo o país. Em São Gonçalo, o projeto já atua há 13 anos para pessoas com idade mínima de 15 anos, garantindo a continuidade no processo de escolarização dos alunos e os encaminhando para a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
“Consideramos um grande avanço em nossa cidade o estabelecimento dessa parceria com o MEC (Ministério da Educação). Contamos com uma força conjunta entre alfabetizadores, sociedade civil organizada, Semed e Governo Federal”, disse a Secretaria de Educação de São Gonçalo, através de nota.
O projeto tem a duração de oito meses e as aulas serão iniciadas a partir do dia 4 de setembro, com 10 horas aulas semanais. O PBA abrange toda a cidade de São Gonçalo, e os alfabetizadores selecionados deverão identificar os jovens, adultos e idosos não alfabetizados para participar do programa, além conseguir um espaço para as aulas, seja em igrejas, associações de moradores, espaços cedidos pelas escolas do bairro, entre outros.
Para ser um voluntariado, basta se inscrever entre os dias 13 e 14, das 9h às 12h e das 14h às 17h no setor do Programa Brasil Alfabetizado, na Secretaria Municipal de Educação, na Avenida Presidente Kennedy, 421, Estrela do Norte, SG.
É necessário apresentar cópias da Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência, comprovante de escolaridade e uma carta de intenção, com máximo de 10 linhas. Não há cobrança de inscrição. Após a entrega da documentação, será aplicada uma redação para que os candidatos sejam avaliados em relação à escrita. Os resultados serão divulgados no dia 21 de julho, no Diário Oficial do Município.
Os candidatos que apresentarem comprovante de escolaridade de nível superior vão concorrer, preferencialmente, às duas vagas de coordenador de turma. As outras 10 vagas são para alfabetizadores. De acordo com a secretaria, 10% das vagas por cargo serão destinadas aos candidatos com deficiência compatível com o exercício da função.