Responsabilidade fiscal e muito trabalho

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Em mais uma reunião com todo o secretariado, desta vez num domingo, o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, cobrou de seus assessores um pacto de compromisso de gestão fiscal para este ano, a fim de garantir que cada Pasta cumpra o alinhamento proposto no orçamento anual, aprovado pela Câmara Municipal. O objetivo principal é fazer com que as contas públicas da cidade continuem em equilíbrio. 

O dever de casa, que vem sendo feito pela Prefeitura de Niterói nos últimos anos a contento, deveria servir de exemplo para os demais gestores públicos, nos municípios, Estados e União: gastar aquilo que se tem, equilibrando novos e necessários investimentos com cortes de despesas desnecessárias. Nada muito mais complicado do que a boa e antiga economia doméstica. 

Em meio à grave crise econômica que tanto castiga o Estado do Rio de Janeiro, onde o próprio governo estadual e a maioria dos municípios apresentam contas no vermelho e atraso no pagamento do funcionalismo – falar em investimentos para tais prefeituras é sonho inatingível no momento – Niterói vem se destacando por sua eficiência no planejamento e execução de receitas. 

O município consegue manter as contas equilibradas e também revela uma gestão empreendedora, quando é capaz de viabilizar importantes obras para beneficiar sua população. Os moradores da Região Oceânica, por exemplo, estão sendo beneficiados com importantes intervenções na área de infraestrutura. Planejamento e responsabilidade fiscal tornam isso possível.