Reunião para definir situação dos restaurantes populares

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Na reunião, fornecedores dos restaurantes entraram em acordo com o Governo sobre os repasses

Foto: Divulgação/ Palácio Guanabara

O subsecretário Executivo da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Maurício Ribeiro, se reuniu nesta sexta-feira, dia 1º de julho, com os representantes das 10 empresas que administram os 16 Restaurantes Cidadão. No encontro, foi ratificado o acordo que o secretário Paulo Melo havia feito com Home Bread na última quinta-feira, dia 30. Pelo acordo, as empresas se comprometeram a aguardar por mais 10 dias para que o Governo do Estado amortize a dívida com os fornecedores. 

Mauricio Ribeiro ressaltou que, devido à crise financeira que atinge o estado, entende a dificuldade por que passam as empresas, mas reforçou a confiança na parceria.  

"A função da Secretaria é trabalhar por aqueles que mais necessitam e a política de segurança alimentar está na base do atendimento ao cidadão. Todos compreenderam a necessidade de dar continuidade aos trabalhos, principalmente porque falamos de pessoas que vivem em vulnerabilidade social". 

Os fornecedores ouviram atentamente o subsecretário Executivo e, por unanimidade, aceitaram manter todos os restaurantes funcionando normalmente. O representante da empresa Premier, responsável pelo RC de Bonsucesso, Fábio Leite, considerou proveitosa a reunião.  

"Vamos dar um crédito ao governo do estado e aguardar o prazo solicitado. A esperança é que tudo se normalize". 

Na quinta-feira, o secretário Paulo Melo, após interromper suas férias a pedido do governador em exercício, Francisco Dornelles, conseguiu o acordo com a empresa que prometera fechar as portas de três unidades do Restaurante e ainda suspender os cafés da manhã servidos a preços populares em cinco estações de trem. Este prazo foi importante para a retomada das amortizações de débito, visando à regularização da dívida junto aos fornecedores de refeições. 

"O fechamento desses restaurantes criaria, na vida das pessoas, um caos social muito grande. Falei com os proprietários das empresas e eles me deram 10 dias, assumiram o compromisso diante do meu pedido, confiaram na minha palavra. Agora espero que o governo agilize, para que a gente não crie esse contraponto a toda uma política que foi instalada por nós. O restaurante cidadão é um programa de governo que ganhou peso e a gente espera encontrar uma solução para que eles continuem de portas abertas”, concluiu. 

Com o acordo, a SEASDH conseguiu que cerca de 10 mil cafés da manhã e 23 mil refeições diárias continuem a ser servidos todos os dias nas 16 unidades do Restaurante Cidadão em todo o estado. 

Diante da grave crise econômica por que passa o estado, a SEASDH já vem buscando alternativas para que este serviço não seja interrompido, prejudicando a população. Recentemente o Restaurante cidadão de Campos dos Goytacazes foi entregue a uma gestão compartilhada com a prefeitura do município. O secretário Paulo Melo já iniciou as tratativas com o prefeito Alexandre Cardoso para replicar o modelo de gestão no município de Duque de Caxias.