NITERÓI/RJ
Min:   Max:

Reversível é retirada da Avenida do Contorno

Trânsito com três faixas para cada sentido foi retomado

Foto enviada via Whatsapp O FLU

A Avenida do Contorno, em Niterói, que desde o carnaval deste ano operava com uma faixa reversível, teve o tráfego normalizado no domingo e nesta segunda-feira (3), segue com o tráfego normalizado, retomando a configuração original da via com três faixas de rolamento em ambos os sentidos. 

A reversível foi montada após um incêndio comprometer a estrutura do viaduto na altura da Rua Monsenhor Raeder, na Avenida do Contorno (BR-101). Uma operação para retirada da reversível foi montada pela Arteris Fluminense, concessionária que administra o trecho.  

A finalização das obras vem sendo adiada desde março, quando o problema já havia sido diagnosticado e a data limite de conclusão dos reparos foi divulgada para 45 dias. O trânsito, que já costuma ser congestionado no trecho entre São Gonçalo e Niterói, sofreu piora com a interdição.  

O fogo causado por moradores de rua durante uma briga em janeiro, atingiu uma camada irregular do concreto que desprendeu da armação. Foram feitos ensaios para identificar o grau de comprometimento da estrutura da laje e desenvolvido o projeto de recuperação da estrutura. 

Por conta das últimas intervenções realizadas na parte inferior do viaduto do km 320,9, o redutor de velocidade (lombada) permanecerá até a segunda quinzena do mês de junho, assim como a interdição de cerca de 80 metros de acostamento ao longo da estrutura. No dia 27 de abril, a concessionária liberou as três faixas de rolamento para o tráfego de ônibus e veículos leves em direção à Ponte Rio-Niterói e Av. Feliciano Sodré, possível após duas sessões de concretagem nos feriados de carnaval e Páscoa. 

A reversível permaneceu em operação para o tráfego de veículos pesados, e os trabalhos de recuperação seguiram na parte inferior da estrutura. Desde a ampliação da rodovia em 2015, a Avenida do Contorno recebe cerca de 100 mil veículos em ambos os sentidos em dias úteis. A rodovia liga Niterói à Região dos Lagos e chega a Campos dos Goytacazes, fazendo divisa com o Espírito Santo. 

Scroll To Top