Rio entre os maiores produtores de flores

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A produção de flores no Estado do Rio gerou mais de 18 mil empregos e movimentou R$ 160 milhões em 2017, segundo o Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor). Entre os municípios produtores, o destaque é Nova Friburgo, responsável por 60% de toda a produção estadual. As condições climáticas da Região Serrana possibilitam a consolidação do setor, que se fortalece ainda com a modernização de técnicas de cultivo.

Nova Friburgo tem 220 agricultores, que produzem anualmente 16,5 milhões de maços de flores, o que representa cerca de R$ 130 milhões.

A geração de renda e empregos reflete o estímulo dos programas Rio Rural e Florescer, ambos da Secretaria de Agricultura. Por meio desses programas, os produtores têm acesso a cursos de capacitação, orientação técnica, financiamento e intercâmbio com outros estados. 

Aproximadamente 85% de toda a produção do estado é fruto da agricultura familiar. São pequenas propriedades rurais nas quais a família faz todo o trabalho. Quanto à comercialização, 90% são vendidas no mercado interno. No caso das flores de corte, as vendas dentro do próprio estado garantem uma qualidade superior para o produto, pois não há a necessidade de transpor longas distâncias entre a zona produtora e o mercado consumidor.