São Gonçalo celebra a Folia de Reis neste fim de semana

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A celebração do Dia de Reis no dia 6 de janeiro é uma tradição de origem portuguesa que foi trazida ao Brasil na época da colonização e que perdura até os dias atuais. Em São Gonçalo, as comemorações, com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de São Gonçalo e da Fundação de Artes (Fasg), serão realizadas amanhã, às 14h, na Praça Estephânia de Carvalho, mais conhecida como Praça Zé Garoto, e no domingo, das 9h às 12h, na Fazenda Colubandê. Ambas celebrações têm entrada gratuita e classificação livre.
Segundo a tradição cristã, o Dia de Reis é a data na qual os três Reis Magos teriam encontrado e visitado Jesus Cristo recém-nascido. O Dia de Reis, comemorado em 06 de janeiro, é o marco de encerramento das festividades natalinas. 

De acordo com o secretário interino de Cultura e Turismo, Giovani Raios de Sol, a Folia de Reis é uma tradição em São Gonçalo.

“A Folia de Reis é uma das mais belas manifestações populares do Brasil. Uma tradição em São Gonçalo. Nós temos várias Folias em atividade na cidade e ficamos muito felizes em apoiar essas duas celebrações que acontecem neste sábado e domingo”, ressaltou Giovani.

Para o prefeito José Luiz Nanci, o Dia de Reis é uma tradição a ser perpetuada. “A Folia de Reis é uma festa linda, muito tradicional, que veio com os colonizadores portugueses e até hoje faz parte da nossa cultura, e apesar de ser uma manifestação religiosa, atinge pessoas de quaisquer religiões por conta de sua beleza. Tenho certeza de que a celebração de Reis em São Gonçalo será um sucesso”, acrescentou o prefeito.