São Gonçalo recebe edição da Bíblia Sagrada em braile

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

São Gonçalo recebe nesta quinta-feira (08) uma bíblia completa em escrita braile para que as pessoas com deficiência visual da cidade tenham acesso ao Livro Sagrado. A edição foi confeccionada através de convênio de doações de matérias pela Sociedade Bíblica do Brasil. A edição contém todos os livros que são usados tanto no credo católico quanto no evangélico.

Por meio do acesso facilitado ao Livro Sagrado, o programa “Bíblia em Braile” promove a autonomia e a integração social, oferece amparo espiritual e incentivando a pessoa com deficiência visual a desenvolver de forma fluente a leitura e escrita em braile. Além disso, o programa desenvolve ações – também extensivas a seus familiares – de apoio, informação, orientação e encaminhamento, com foco na qualidade de vida, exercício da cidadania e inclusão na vida social.

Com alcance nacional, o projeto distribui, gratuitamente, literatura bíblica em áudio e em braile para pessoas com deficiência visual, entidades que se dedicam ao atendimento a esse público, comunidades e bibliotecas cadastradas no projeto.

"Mais do que um direito conquistado, o acesso à Bíblia em um formato adequado vem atuando na área preventiva, possibilitando o resgate de valores, a recuperação da autoestima e o fortalecimento dos vínculos familiares desse público. Ao estimular o aprendizado, o projeto promove a reflexão sobre questões relacionadas à garantia de direitos, cidadania, inclusão social e potencialidades individuais e sociais, prevenindo situações de risco, exclusão e isolamento", explicam os autores do projeto.

Cidadania - Brasileiros com deficiência visual podem ler a Bíblia graças aos esforços empreendidos pela Sociedade Bíblica do Brasil e de parceiros que contribuíram para realização do projeto Bíblia em Braile. Lançada em 2002, a primeira edição completa das Sagradas Escrituras em português foi uma grande conquista para esse público. Composta por 38 volumes, além de um Guia de Leitura – o equivalente a cerca de dois metros de altura se os volumes fossem empilhados –, a Bíblia em Braile recebeu um projeto editorial inovador.

Com o objetivo de facilitar a leitura foram abolidas abreviações e foi incluído no rodapé um índice para que o deficiente visual possa localizar com rapidez a que parte do texto bíblico a página corresponde. A Bíblia em Braile é elaborada com texto bíblico na Nova Tradução na Linguagem de Hoje, que adota a estrutura gramatical e a linguagem mais próximas da falada pelo brasileiro. Pela sua simplicidade, essa tradução é mais acessível à maioria das pessoas com deficiência visual alfabetizadas em braile.

A União dos Cegos no Brasil, que atua há mais de 25 anos no Rio de Janeiro na causa de deficientes visuais com cursos de reabilitação e mobilidade, cursos profissionalizantes e encaminhamentos para empresas, vem elogiando a iniciativa.

 O presidente da Instituição Rosa Joaquina Pinheiro Cordovil, Climério Rangel, participará do evento, assim como o Reverendo Acyr de Gerone Junior (secretário Regional da Sociedade Bíblica do Brasil no Rio de Janeiro); Rosa Joaquina Pinheiro Cordovil (União dos Cegos no Brasil), que falará da importância do material na escrita Braille para a pessoa com deficiência, e Climério Rangel, que lerá um trecho nas escrituras sagradas para os presentes e dar seu depoimento por ser um dos primeiros beneficiados com a Bíblia completa em Braille em sua Instituição.