Saúde nos Jogos terá controle integrado

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

As ocorrências de saúde nos estados que receberão competições dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos serão monitoradas 24 horas por dia a partir do próximo dia 29, com a coordenação do Ministério da Saúde.

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, lançou nesta terça-feira (12) o Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde (Ciocs), que já tem trabalhado no acompanhamento da Tocha Olímpica e vai intensificar o monitoramento do fim deste mês até 26 de setembro.

O centro vai produzir informações sobre o perfil dos atendimentos realizados no sistema público de saúde e monitorar possíveis emergências de saúde pública. A previsão dos órgãos de saúde é realizar 22 mil atendimentos médicos nas instalações olímpicas e paralímpicas, com 700 transferências para unidades de saúde de referência. A estimativa é que de 1% a 2% dos espectadores dos jogos vão precisar de atendimento, e 90% dos casos devem ser solucionados dentro das próprias arenas.

O centro integrado tem parceria com os estados e municípios que sediarão os jogos. Além do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Manaus, Brasília e Salvador sediarão jogos de futebol. 

Vigilância – O ministro da Saúde afirmou que os compromissos para os jogos foram cumpridos, e que o centro deve dar mais eficácia à vigilância em saúde durante a competição. “[Serve] Para que possamos estar aptos o mais rápido possível para atender a qualquer ocorrência”, disse Barros.