Saúde realiza capacitações na Atenção Básica

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times





A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) realizou na última semana, no auditório da Secretaria, as capacitações em Álcool, Crack e outras Drogas, e também em Sífilis, para os agentes comunitários de Saúde, técnicos e auxiliares de enfermagem, e enfermeiros.

  A capacitação em Álcool, Crack e outras Drogas é uma parceria entre o Ministério da Saúde, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Escola Técnica do SUS (Sistema Único de Saúde) e teve início no dia 5 de março, com um total de cinco encontros e 40 horas de duração, além de atividades de dispersão.

 Segundo a psicóloga e tutora da capacitação, Camila Silva, o objetivo do curso é qualificar os profissionais de Saúde para que os mesmos promovam o trabalho não só nas Unidades de Saúde da Família (USF) que exercem a função, mas em toda a região, que possam ter pessoas que fazem o uso excessivo das substâncias químicas.

  “Fico feliz de Itaboraí ter o NEPS. Gostei bastante da turma, com participantes focados pelo tema. Muitos deles já fazem o trabalho que estamos capacitando, porém agora terão mais conhecimentos. E esta capacitação está voltada para o público que está na ponta, os que lidam com os pacientes nas USF”, disse a psicóloga.

 Já a capacitação sobre Sífilis foi ministrada pelo médico pediatra, Sérgio Arino e contou com aproximadamente 30 participantes nos turnos manhã e tarde. O pediatra falou sobre dados e procedimentos da doença, além de esclarecimentos sobre o teste rápido para diagnóstico da Sífilis.