NITERÓI/RJ
Min:   Max:

Saldo positivo contra as queimadas

Objetivo é direcionar as ações preventivas para tentar evitar queimadas como essa que atingiu Camboinhas em 2017

Foto: Evelen Gouvêa

Acionada há pouco mais de uma semana, a Sala de Situação Contra Queimadas, da Secretaria Municipal de Defesa Civil de Niterói, já contabilizou 34 ocorrências de incêndio na cidade. As condições meteorológicas que resultam em Alto Risco para a propagação de incêndios florestais e de vegetação urbana se mantiveram nos últimos dias, e representantes de órgãos ligados a esse tipo de ocorrência atenderam a chamados em diversos pontos do município, como a comunidade do Boa Vista e o Parque Municipal de Niterói (Parnit) - área de preservação ambiental.  

Além de atendimento a ocorrências, as equipes têm feito, ainda, sobrevoos com drones para mapear áreas afetadas pelo fogo. O Parque da Cidade, o Maceió e a comunidade do Boa Vista foram algumas das áreas sobrevoadas. Nesse último caso, foi possível calcular a destruição de uma área correspondente a, aproximadamente, seis campos de futebol. As equipes da Sala pontuam que, não fosse a integração dos órgãos, os prejuízos seriam ainda maiores.   

O tenente-coronel Walace Medeiros, coordenador da Defesa Civil Municipal, explicou que, por conta da Ativação da Sala de Situação Contra Queimadas e consequente integração de ações por parte dos órgãos de combate, foi possível realizar levantamento estatístico e georreferenciado de onde as queimadas estão acontecendo e, com o auxílio do drone, ter uma estimativa da área queimada.

“A Sala de Situação continuará ativa junto com as agências e com participação importante dos voluntários, até que o nível de risco em relação a queimadas diminua. É a primeira vez no município que informações sobre queimadas estão sendo coletadas e reunidas em um banco de dados que vão servir para otimizar e direcionar as ações preventivas futuras que a Defesa Civil vai continuar realizando a partir do programa Niterói Contra Queimadas”, pontuou. 

No primeiro dia de funcionamento da estrutura, já foi possível colocar em prática o plano de integração entre os agentes. A Defesa Civil foi informada, na sexta-feira (22), através de voluntários do grupo de Núcleo de Defesa Civil Contra Queimadas (Nudec Queimadas), sobre um incêndio na comunidade do Boa Vista. O órgão municipal ativou, então, o Corpo de Bombeiros para a ação na Zona Norte da cidade.

Fazem parte do plano emergencial contra queimadas representantes do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil Estadual, da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, da Guarda Ambiental, do Parque Estadual da Serra da Tiririca, de Voluntários do Nudec Queimadas e da Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão. 


Scroll To Top