Salve o 22 de junho

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Dois dias antes de louvar o dia de São João Batista, seu padroeiro, a cidade de Niterói pode comemorar data histórica da assinatura do contrato pelo Prefeito com responsáveis pela empresa ENGIE, INEO do Brasil, para montagem dos sofisticados equipamentos tecnológicos que comporão o chamado CCO (Centro de Controle Operacional) da Mobilidade Urbana, a ser instalado no 2º andar do prédio do CISP (Centro Integrado de Segurança Pública) cuja eficiência operacional já se começa a sentir no dia a dia da metrópole.

Já em meados de setembro, Niterói disporá de avançadíssimo sistema de controle e monitoramento de seus sinais de trânsito (semáforos), capazes de calcular online o melhor tempo de fluxo numa direção, com inteligência suficiente para não parar carros, ônibus, motos e bicicletas nas madrugadas, sem que haja fluxo na via intercessora, e otimizar os fluxos a qualquer hora pelo cálculo de demanda propiciado pela fibra ótica.

Com uma frota de veículos que beira 300.000 (trezentos mil) e deslocamentos diários em vias de 756 (setecentos e cinqüenta e seis) ônibus municipais e mais de 900 (novecentos) intermunicipais, os quais conduzem, em dias úteis, mais de 500.000 (quinhentos mil) passageiros, além dos caminhões e caminhonetes usados no transporte de cargas, absolutamente necessária à vida de uma verdadeira metrópole, a cidade-sorriso contará agora com um sistema de controle do trânsito-rodoviário que proporcionará melhoria substancial de fluxos de mais de 30%, segundo a empresa responsável, acrescida para 60% por seus técnicos, os quais garantem imediatíssima desobstrução das vias nos casos de enguiços, acidentes, obras não autorizadas e até de pneus furados, na exegese operacional das Leis Federais nº 5.970 e nº 6.174 e do Decreto Estadual nº 4.118, já implantada e que será otimizada pelo comandamento eletrônico das vias durante as 24 horas de todos os dias.

E, se a nossa gloriosíssima Polícia Militar através do seu 12º BPM, se dispuser a se integrar plenamente ao “novel” sistema, os cidadãos niteroienses também poderão saudar o advento de significativas reduções em taxas de criminalidade.

Para concluir, corroborando as palavras do Prefeito Rodrigo Neves no ato de assinatura do contrato: “NitTrans está muito alegre!”. Está sim! E não poderia ser de outra forma, por que? Se já conseguiu reduzir em quase 80% o número de acidentes, multiplicar volumes de tráfego, inclusive nos horários de “pico” e em grande festividades, organizar e disciplinar o transporte rodoviário no “olhômetro”, imagine-se o que poderá conseguir para os niteroienses com esta tecnologia de ponta mundial?

L’avant!