A serviço do cidadão

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Criada para facilitar a vida das pessoas, a tecnologia finalmente é colocada pelo Estado a serviço do cidadão. O aplicativo para aparelho de telefone celular lançado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) é um bom exemplo de aproximação entre poder público e contribuinte. O Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) vai facilitar a comunicação de infrações de trânsito pelos órgãos de atuação e a identificação do perfil dos infratores.  

Segundo o órgão, os condutores de veículos poderão fazer o download do aplicativo no celular e terão a opção pagar a multa, se houver infração, com 40% de desconto. 

Segundo o coordenador geral de Qualidade do Fator Humano no Trânsito do Denatran, Francisco Garonce, o objetivo do aplicativo é levar o condutor a refletir sobre a infração cometida e mudar conscientemente seu comportamento no trânsito. 

 O desconto será concedido apenas para aqueles que reconhecem a infração assim que recebem a notificação no aplicativo, sem recorrer à defesa prévio e recursos. Para agilizar o procedimento, um código de barras para pagamento será gerado no próprio aplicativo. 

Também a Prefeitura de Niterói, a partir da segunda semana de dezembro, permitirá aos contribuintes a emissão de carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), bastando acessar o site da Secretaria de Fazenda e digitar a matrícula do imóvel. A medida dá liberdade ao contribuinte que quiser e puder fazer a impressão de não ficar dependendo dos serviços dos Correios, no momento em total irregularidade.  

Devido a problemas de pessoal, correspondências demoram a chegar e não raro só estão disponíveis para os usuários depois de vencidos os prazos de pagamentos.  

É uma angústia a menos para o contribuinte que desejar manter suas contas em dia.