SG garante tratamento para diabéticos

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O número de pacientes que necessitam de insulina especial aumentou em São Gonçalo nos últimos meses. O medicamento é enviado do Rio para o município, mas devido à demora na entrega pacientes já buscam socorro do outro lado da Baía de Guanabara. Até dezembro eram 82 pacientes, a maioria crianças. Atualmente o número chega a 201 pessoas cadastradas no programa municipal.    

O secretário de Saúde de São Gonçalo, Dimas Gadelha, garantiu esta semana o tratamento de diabéticos pelos próximos dois meses. Entre os cinco tipos de insulinas especiais fornecidas pela Secretaria de Saúde, estão os medicamentos em falta na distribuição estadual, como as insulinas de longa duração, Levemir, Tresiba e a Novorapid, usadas por diabéticos que não conseguem controlar as taxas de açúcar no sangue com os tipos tradicionais. 

“Garantir a continuidade do tratamento dos pacientes diabéticos é uma das prioridades da secretaria e também de extrema importância para a vida dessas pessoas”, explica o secretário de Saúde, Dimas Gadelha. 

Dependente do medicamento há dez anos, o estudante de enfermagem Nivaldo Mendes, de 20 anos, informa ter um bom controle da doença, já que usa o medicamento regularmente. Mensalmente, sua mãe, a auxiliar de escritório Edilene Ribeiro, 49 anos, vai até o Núcleo de Assistência Farmacêutica, no bairro Zé Garoto, buscar a quantidade necessária para o tratamento mensal. 

“Lá atrás não tínhamos essa facilidade pra conseguir o medicamento. A distribuição era deficiente. Há alguns anos passamos a pegar os insumos regularmente na farmácia da prefeitura. Agradeço muito a equipe envolvida nesse processo”, conta Edilene.  

Além das insulinas especiais, mensalmente, cerca de quatro mil pessoas, entre adultos e crianças, retiram insulinas e seringas na Central de Dispensação de Medicamentos no PAM do Alcântara, em São Gonçalo. No município, cinco polos sanitários oferecem informações, consultas com cardiologistas, endocrinologistas, exames e medicamentos à população.