SG incentiva projeto de família acolhedora

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

“Eu só sei hoje o quanto é bom acolher porque eu me dei essa oportunidade, que mudou a minha vida e da minha família”, disse a voluntária Lucia Salgado Justino, que há dois anos participa do serviço de acolhimento Família Acolhedora, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de São Gonçalo. 

Pensado como uma medida protetiva, hoje abriga 13 crianças em situação de vulnerabilidade em lares temporários. O serviço é responsável por selecionar, capacitar, cadastrar e acompanhar as famílias acolhedoras, bem como realizar o acompanhamento da criança acolhida e as famílias de origem. 

Diferente do acolhimento institucional dos abrigos, as crianças convivem com a família todo o tempo. E no seio familiar com afeto e a rotina, está ali tendo a possibilidade de ter o convívio e os laços preservados, garantindo a segurança dessas crianças.

Prioridades – Para a subsecretaria de Infância e Juventude, Maria Domingas, o objetivo maior do serviço é possibilitar, dentro da garantia de direitos, o retorno dessas crianças para um lar onde elas poderão chamar de casa.

“Grande parte das famílias de origem possuem um histórico de violação de direitos. Por isso o serviço é tão importante, porque além de acolher a criança nós também acompanhamos essas famílias entendendo que cada caso é um caso, ressaltou.

Para fazer parte do programa basta procurar a secretaria, na Rua Uriscina Vargas, 36, Mutondo.