Sinal de alerta

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Entra em vigor na próxima segunda-feira, pouco antes da chegada do verão, o sistema de alerta de riscos de inundações, alagamentos, temporais, perigo de deslizamentos e outros acidentes típicos da estação das chuvas nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Rio Grande do Sul. Trata-se de um envio de mensagens de texto via telefone celular, o SMS, já adotado com êxito nos estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. O envio será feito pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e defesas estaduais e municipais. Não há cobrança pelo serviço.

No Estado do Rio de Janeiro, o secretário estadual de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Roberto Robadey, lembra o pioneirismo fluminense no envio de mensagens de alerta sobre desastres naturais e comemora o fato da nova plataforma desenvolvida pelo Governo Federal vir a reforçar ainda mais a cultura da prevenção de acidentes.

Em caso de iminência de desastres naturais, mensagens de alerta são importantes por permitirem mais tempo para a saída de moradores das áreas de risco. Frações de segundo podem fazer muita diferença num deslizamento de terra.

Responsável pela implantação do sistema, o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil) estima que, com a ativação a ser iniciada na próxima segunda-feira, o universo de operação das mensagens alcance mais de 100 milhões de telefones celulares e, até o final do primeiro semestre de 2018, esteja disponível em todo o País.

É a tecnologia contribuindo para a integridade e bem-estar da população.