NITERÓI/RJ
Min:   Max:

Sinal inteligente já começa a operar na Zona Sul da cidade

Os equipamentos possuem câmeras que transferem informações para aumentar ou diminuir o tempo dos sinais

Foto: Lucas Benevides

Niterói ganhou nesta quinta-feira (24) a implantação de mais um conjunto de sinais inteligentes. O equipamento foi instalado na Avenida Quintino Bocaiúva, próximo ao túnel Roberto Silveira, em São Francisco, na Zona Sul de Niterói, e conta com três câmeras. Nos próximos dias, serão instalados outros dois na Avenida Presidente Roosevelt com Rua Oiapoque, também em São Francisco, que terá quatro câmeras (duas em cada). A diferença é que os equipamentos utilizados atualmente na maioria das cidades seguem um modelo pré-programado de fluxo de veículos. 

Com esse, ao todo já são cinco sinais inteligentes na cidade: um na Av. Jansen de Melo com a Rua Marechal Deodoro e três no Largo da Batalha. 

De acordo com a prefeitura, os sinais possuem câmeras de loop virtual, que transferem informações para o controlador tomar as decisões de diminuir ou aumentar o tempo dos sinais.

Essas câmeras, além de ter a capacidade de observar a presença ou a ausência de veículos em um determinado cruzamento, podem também fazer a contagem de veículos, a classificação deles, medir a velocidade média, entre outras coisas.

Ainda de acordo com a prefeitura, ao todo serão instalados em Niterói 190 controladores inteligentes de tráfego em Icaraí, Fonseca, Centro, Santa Rosa, São Francisco/Charitas, Largo da Batalha, Orla (Icaraí, Ingá e Centro), Barreto, Engenho do Mato e Região Oceânica. Cada controlador pode integrar até quatro semáforos. Porém, segundo a prefeitura, as instalações estão acontecendo gradualmente, mas não há uma definição de data nem quanto às próximas vias que vão receber os sinais.

Sinal foi instalado na Avenida Quintino Bocaiúva

Foto: Lucas Benevides

As câmeras são monitoradas pelo CCO (Centro de Controle Operacional da Mobilidade) que fica na sede do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), na Região Oceânica. Além da sincronização de semáforos, o novo sistema permitirá o monitoramento em tempo real do trânsito nas dez áreas identificadas pela Niterói Transportes e Trânsito (NitTrans).

Haverá, ainda, 14 painéis eletrônicos com informações úteis para os motoristas, como as condições de trânsito e o tempo de determinados trajetos; e um sistema fechado de TV, que transmitirá para o CCO imagens digitais em tempo real sobre o fluxo de veículos.

A expectativa é que o novo sistema reduzirá a necessidade de manutenção nos semáforos, além do tempo das viagens, do consumo de combustível e da emissão de gases poluentes – com impacto positivo no meio ambiente. 

“Gostei dessa novidade, mas é importante também que as pessoas respeitem a sinalização e que não façam tanta besteira no trânsito”, disse Jorge Oliveira, de 43 anos, professor de educação física.

Scroll To Top