NITERÓI/RJ
Min:   Max:

Sistema rotativo segue sem operar na Praia de Itacoatiara

Segundo um funcionário, atraso na confecção das placas de estacionamento foi o motivo para a ausência do rotativo em Itacoatiara. Prefeitura não se posicionou

Douglas Macedo

O verão oficialmente ainda não começou, mas este sábado (15) não deixou dúvidas de que a estação mais aguardada do ano já está acontecendo. O dia de altas temperaturas fez com que os niteroienses buscassem a opção de lazer mais óbvia: a praia. Quem teve como destino a Praia de Itacoatiara, na Região Oceânica de Niterói, embora não tenha encarado grande trânsito, ainda não conseguiu estacionar seu veículo com segurança.

A Prefeitura de Niterói anunciou que, já na última semana, em um desdobramento da Operação Verão, a praia passaria a contar com o sistema rotativo, que tem o objetivo de organizar o espaço urbano e coibir a atuação de flanelinhas. Conforme divulgado, os motoristas precisariam pagar um valor diário de R$ 5 para estacionar os carros na região.

Contudo, neste sábado de sol, nem os funcionários do sistema rotativo estavam na orla da praia, nem as placas sinalizando a vigência estavam fixados em seus postes de destino. Para o advogado Felipe Ciganha, morador do bairro de Itacoatiara, o sistema é fundamental para que as idas à praia de todos da cidade de Niterói aconteçam na mais perfeita ordem.

Um dos redutos mais procurados, a Praia de Itacoatiara recebeu bom público neste sábado

Douglas Macedo

“O rotativo organiza o trânsito, diminui as incidências de infrações. Para nós, que somos moradores, a presença da prefeitura acaba organizando, nos traz um final de semana melhor”, afirmou.

Ciganha afirma que, na ausência de guardas do rotativo, é normal presenciar carros parados de forma irregular, em cima de calçadas, bloqueando a saída de garagens. Segundo ele, a saída acaba sendo a pior de todas: o reboque. 

“O índice de carros irregulares e rebocados, por exemplo, aumenta muito aqui durante os feriados e finais de semana. Embora a prefeitura tenha anunciado, até agora, não vimos ninguém do rotativo trabalhando por aqui”, revelou.

Normalidade – Em Itaipu, Camboinhas e Piratininga, outros destinos bastante procurados na Região Oceânica de Niterói, o rotativo está funcionando normalmente. Um funcionário da prefeitura que preferiu não se identificar revelou que o atraso na implementação do rotativo na Praia de Itacoatiara se deve às placas de identificação do estacionamento rotativo não terem ficado prontas a tempo.

A Prefeitura de Niterói, até o momento do fechamento desta edição, não se manifestou sobre o caso. 

Temperatura – Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura em Niterói neste sábado atingiu impressionantes 39 graus. Ainda segundo o instituto, a máxima deve ser a mesma neste domingo, que promete ser mais um dia de praia para os niteroienses. Já na segunda-feira, a temperatura fica entre 25 e 36 graus. 

Balneabilidade – O boletim de balneabilidade divulgado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) traz 9 praias recomendadas para o banho em Niterói: Gragoatá, Boa Viagem, Icaraí, Charitas, Piratininga, Sossego, Camboinhas, Itaipu e Itacoatiara. Está imprópria a Praia de São Francisco. 

Scroll To Top