Telefonia lidera queixas no Procon

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Que atire a primeira pedra quem nunca teve problemas com as operadores de telefonia, de energia e de TV por assinatura. E não por coincidência, essas são as empresas que estão no topo do ranking de mais reclamadas no Procon de Niterói e São Gonçalo, em 2015. Uma organização chegou a alcançar 79 registros de reclamação só nos primeiros 48 dias de 2016. 

O Procon/RJ forneceu os números registrados em 2015 e no primeiro mês de 2016. E eles são assustadores. No posto de São Gonçalo, em 2015, foram 695 reclamações para Oi Fixo, 477 para Claro Móvel e 431 para a Sky. Em 2016 (de 1º de janeiro até 17 de fevereiro), as empresas que estavam no topo da lista eram: a Oi Fixo com 79 reclamações, Ampla com 71 e a Sky com 42. “Eu tive problemas com a Sky. Sempre que chovia minha TV ficava sem sinal. E em um belo dia, ela saiu do ar e não voltou por 24h. E eles ainda erraram na minha fatura. Eu reclamava e nada de darem uma solução. Só no Procon a empresa conseguiu resolver minha fatura e o sinal da televisão”, contou José Washington Souza, que mora em São Gonçalo.

No posto de Niterói, em 2015, o ranking ficou assim: Oi Fixo: 491 reclamações, Claro Móvel: 438 e Sky: 405. Em 2016 a Oi Fixo teve 51 reclamações, a Ampla: 49 e Claro Móvel: 49. 
Ainda de acordo com o Procon/RJ, a maioria das queixas é sobre cobranças indevidas e falha nos serviços.  A dona de casa Marisa Silva contou que já precisou do Procon-Niterói para resolver problemas e nem assim conseguiu. Segundo ela, foi preciso dar entrada em um processo judicial. “Eu mudei de casa e a Oi-Fixo não conseguiu transferir meu telefone. Não tive direto à portabilidade, fiquei um ano esperando eles resolverem. Foi um desrespeito”, contou Marisa. 

Todas as empresas se manifestaram através de notas e disseram que estão investindo em melhorias de sistemas e na qualidade de seus equipamentos e serviços. A Ampla informou também que, em 2015, 87% das reclamações contra a empresa foram solucionadas de forma imediata no Procon de Niterói e 81% no de São Gonçalo. A SKY reforçou que está adotando medidas para a redução do número de reclamações e que mantém uma relação de transparência com os órgãos de defesa do consumidor. 

Segundo a Oi, a empresa tem apresentado uma melhora significativa nos indicadores de qualidade da Anatel.  De acordo com a nota enviada pela Claro, o volume de atendimento no Procon se refere mais a atendimento geral do que a reclamações.

O Procon oferece vários canais para que denúncias e queixas possam ser registradas, como o telefone 151, o site: www.procononline.rj.gov.br, o aplicativo “ Meu Procon RJ” e os postos de atendimento das cidades. O de Niterói fica na Rua Visconde de Sepetiba, 519, térreo, no Centro. O ponto de atendimento de São Gonçalo fica no Shopping São Gonçalo. Os postos funcionam das 9h até as 17h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados das 9h às 13h.