![]()
O trânsito ficou congestionado nas principais vias da cidade de Niterói durante parte da manhã
Evelen Gouvêa
Motoristas que precisaram passar pela Ponte Rio-Niterói na manhã desta quinta-feira (7) enfrentaram muita lentidão no trânsito para chegar ao Rio de Janeiro. O congestionamento foi reflexo do fechamento de uma das pista que estão em obras na Avenida Brasil, na altura do Caju, no Centro do Rio, no sentido Zona Oeste. A via, que devia ser liberada até as 5h da manhã, só foi reaberta por volta das 7h. Segundo a Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans), cerca de 40 mil veículos em Niterói foram afetados pelo congestionamento.
A demora na reabertura acabou complicando o trânsito da via e os reflexos prejudicaram o trânsito na Ponte e também em seus principais acessos na cidade de Niterói. Segundo a EcoPonte, concessionária que administra a via, o tempo de travessia chegou a uma hora e 18 minutos.
A lentidão no trânsito foi agravada por um carro que teve uma pane e parou na altura do Vão Central. Mesmo após as vias serem liberadas, a movimentação ainda continuou lenta para quem seguia em direção ao Rio.
As avenidas Jansen de Melo e Feliciano Sodré, no Centro, e a Alameda São Boaventura, no Fonseca, Zona Norte da Cidade, ficaram bastantes afetadas e com fluxo complicado, deixando tudo engarrafado. A lentidão alcançou até vias como a Estrada da Garganta e Estrada da Cachoeira, para quem vem do Largo da Batalha e Região Oceânica.
Segundo a Autopista Fluminense, concessionária que administra a BR-101, no trecho da Avenida do Contorno, a pista sentido Niterói chegou a apresentar lentidão entre os quilômetros 314 e 322, indo desde a Contorno até o bairro do Gradim, em São Gonçalo.
Para tentar minimizar os impactos causados no trânsito, agentes da Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans) abriram uma faixa reversível atrás do supermercado Assaí até o Ponto Cem Réis, como opção para quem vinha de São Gonçalo em direção ao Centro de Niterói, passando através da Rua Benjamin Constant.
Em nota, a Prefeitura de Niterói informou que enviará reclamação formal à Prefeitura do Rio de Janeiro e à CET Rio por conta do congestionamento causado pelo atraso na liberação das pistas da Avenida Brasil.
Ainda segundo a nota, o trânsito na cidade de Niterói só começou a fluir por volta das 9h30. A NitTrans calcula que, pelo menos, 40 mil veículos que seguiam de Niterói para o Rio foram prejudicados pelo congestionamento.
Com o trânsito lento por toda parte da cidade, aumentou também a procura pelo serviço das Barcas, uma das melhores opções para se chegar ao Rio. O aumento na demanda, segundo a concessionária CCR Barcas, não causou transtornos aos passageiros. Apesar do aumento no número de usuários, a empresa não teve nenhum tipo de problema, apenas um aumento nas filas que não foi muito além do considerado normal.
Obra na Avenida Brasil gera transtornos nas vias de Niterói
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura