UFF premia pesquisadores

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Apesar dos cortes no orçamento, a Universidade Federal Fluminense segue investindo em pesquisas

Foto: Divulgação / UFF

 Os pesquisadores brasileiros estão em campanha permanente para evitar que trabalhos importantes para a melhoria da qualidade de vida da população não sejam interrompidos por falta de verba. Apesar dos cortes no orçamento, a Universidade Federal Fluminense vem garantindo a continuidade do trabalho nos seus laboratórios de pesquisa.  
O resultado desse esforço vai ser comemorado nessa terça-feira, dia 5 de dezembro, com a entrega dos Prêmios Excelências e do Prêmio de Vídeo em Ciência, Tecnologia e Inovação UFF 2017. Concorreram aos prêmios, as teses e dissertações apresentadas, após uma seleção dos programas de Pós-Graduação da UFF. Os pesquisadores candidatos aos Prêmios de Excelência foram escolhidos por toda a comunidade universitária, sempre com a justificativa para a indicação. Uma comissão formada por pesquisadores bolsistas do CNPQ em cada área e que moram fora do Rio de Janeiro escolhe os vencedores.  

"Reconhecer e valorizar os talentos da Universidade Federal Fluminense é o principal objetivo do prêmio UFF de Excelência Científica. A premiação tem o objetivo de destacar esses talentos e projetá-los dentro e fora da instituição. Com esse reconhecimento pretendemos elevar a autoestima dos pesquisadores da universidade e mostrar aos órgãos de fomento à pesquisa e à toda a sociedade que temos profissionais muito bem qualificados” afirma o vice-reitor da UFF, Antonio Claudio da Nóbrega.  

O desenvolvimento do novo biomaterial para substituir o osso perdido pelos pacientes rendeu à professora e dentista Mônica Calasans Maia o Prêmio de Inovação Tecnológica. Ela coordena uma equipe de profissionais, doutorandos e estudantes que já utiliza o “osso sintético” na Clínica de Cirurgia Bucal, na Faculdade de Odontologia da UFF. Os voluntários nos projetos são atendidos gratuitamente. “Além do enorme benefício para a população, esse novo biomaterial vai ser muito importante para a UFF, com o registro de patentes e inovação tecnológica e científica” comemora a coordenadora do projeto, Mônica Calasans Maia.  

Nos anos de 2015 e 2016, o Brasil enfrentou a epidemia de uma doença até então pouco conhecida: a Zika. O professor do Instituto de Biologia da UFF, Luiz Antônio Botelho de Andrade, e sua equipe acompanharam a trajetória da epidemia e o impacto social causado pelo nascimento de crianças com microcefalia, consequência da Síndrome Congênita da Zika. Esse trabalho resultou no documentário e no vídeo A UFF na Rede Contra a Zika, onde foi ressaltado o importante papel dos cientistas e profissionais de saúde que estavam na linha de frente no combate à epidemia. A participação da UFF nessa Rede foi destacada através da pesquisa do Instituto de Biologia, que tem o objetivo de isolar e identificar as moléculas com atividade antiviral obtidas a partir das algas marinhas da costa brasileira.  

A UFF na Rede Contra Zika é o vencedor do Prêmio de Vídeo Em Ciência, Tecnologia e Inovação UFF 2017. “A melhor forma de mostrar a importância da universidade à sociedade, além da formação dos quadros da instituição, passa pela busca incessante da excelência acadêmica e atrelada à sua socialização. Nesse sentido, os recursos técnicos e afetivos proporcionados pela arte cinematográfica podem contribuir bastante, especialmente se essa produção for apoiada institucionalmente”, ressalta o professor Luiz Antônio Botelho de Andrade.  

A cerimônia da entrega dos Prêmios Excelência UFF 2017, vai ser nessa terça-feira, às 9h30, no auditório do NAB, no Campus da UFF, da Praia Vermelha.  
   
Prêmios de Excelência e do Prêmio de Vídeo em Ciência, Tecnologia e Inovação.  

Excelência Científica  

Ciências da Vida - Ana Maria Reis  

Ciências Exatas e Tecnológicas - Celso da Cruz Carneiro Ribeiro  

Ciências Sociais e Humanas - Jorge Luiz Ferreira  
   
Teses  

Ciências da Vida - Ana Claudia R. da Silva  

Ciências Exatas e Tecnológicas - Wagner F. Baltazar  

Ciências Sociais e Humanas - Ricarda Lucinda Tavares  
   
Dissertação  

Ciências da Vida - Estevão Luis Carvalho Braga  

Ciências Exatas e Tecnológicas - Alan Costa dos Santos  

Ciências Sociais e Humanas - Barbara Dias  
   
Excelência em Inovação Tecnologica - Mônica Calasans Maia  
   
Excelência em Inovação Social - Dinah Tereza Guimaraes  
   
Prêmio de Vídeo em Ciência, Tecnologia e Inovação:  

1º lugar - Luiz Antônio Botelho de Andrade  

2º lugar - Leandro Serra Silva Pereira  

3º lugar - Dayvisson Daneil Rodigues Parente