A semana que passou não foi fácil para os niteroienses. O brutal assassinato da aposentada em Icaraí chocou a população, ao mesmo tempo em que foi cometida uma grande injustiça pelas redes sociais. A foto de um jovem foi repassada de forma irresponsável, como se ele estivesse envolvido no crime, causando grandes constrangimentos para o estudante e sua família.
Apesar de estarmos sujeitos à violência, não podemos nos deixar levar somente pelos sentimentos de indignação. Somos responsáveis pelo que dizemos, escrevemos, publicamos, mesmo em redes sociais. Cabe às autoridades policiais fazer as investigações, apontar os suspeitos, e à Justiça, promover o julgamento dos acusados.
Se não seguirmos esses rituais de cidadania, corremos o risco de cometer ações tão condenáveis quanto às praticadas pelos criminosos.
Hoje, quando deverá ser realizada uma manifestação na Alameda Carolina, em Icaraí, organizada pela Associação de Moradores do Morro de Santa Tereza, além da homenagem à vítima do crime e da discussão sobre formas de combater a violência e cobranças sobre providências por parte das autoridades, o episódio da internet não deve ser esquecido.
Estamos vivendo dias difíceis, com o Brasil passando muitas crises simultâneas, mas a busca da verdade não pode ser esquecida. Antes de compartilhar algo, devemos examinar a procedência e avaliar se vale o risco de atirar a primeira pedra. É um compromisso de todos nós.
Uma luta de todos nós
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura