![]()
O prefeito Rodrigo Neves mostrou a nova escola para moradores da região
Bruno Eduardo Alves/Prefeitura de Niterói
A Prefeitura de Niterói entregou, no sábado, as obras da Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) do Preventório, em Charitas. Maior Umei da cidade, com 360 vagas, a unidade vai funcionar em horário integral, atendendo a crianças na faixa etária de 2 a 6 anos.
As matrículas, que deverão ser feitas presencialmente, acontecerão nos meses de outubro e novembro. O prefeito Rodrigo Neves anunciou que com a obra da creche concluída, irá se concentrar na reforma e modernização da maternidade Alzira Reis, também no bairro de Charitas.
Com uma área de 1.848 metros quadrados, o prédio possui três andares, brinquedoteca, refeitório, cozinha, vestiário e pátio coberto. A unidade ocupa uma área na entrada da comunidade e conta com 18 salas climatizadas, contribuindo para o processo de desenvolvimento educacional na região, com um ensino público de qualidade para os alunos. No processo de matrícula será dada prioridade para crianças que morem na comunidade do Preventório e nos bairros adjacentes.
“Com mais esse equipamento de educação, centenas de famílias poderão buscar o seu trabalho sabendo que seu filho está numa escola da qualidade. Com as 23 escolas que eu construí levei educação para locais que não tinham cobertura educacional como Vila Ipiranga, Sapê, Caramujo, e Mata Paca, entre outros. Fizemos um estudo científico e identificamos quais os locais que necessitavam de cobertura em todas as regiões da cidade. Conseguimos colocar todas as crianças na escola de ensino fundamental e infantil. Olhamos a educação de forma especial, ” destacou Neves.
O prefeito reiterou que a Lei de Diretrizes e Base propõe educação para crianças de quatro a cinco anos e que no Preventório o atendimento será ampliado para crianças de dois anos.
A secretária municipal de Educação, Flávia Monteiro, explicou que com a obra pronta agora será a fase da Prefeitura instalar no prédio todos os equipamentos educacionais necessários.
“ Vamos trabalhar com muito carinho nesta unidade como fizemos com todas as outras estaremos ampliando o atendimento também para moradores de Jurujuba. Niterói está muito à frente em educação “, observou a secretária.
A Umei integra o programa Mais Infância, criado em 2013, que tem como objetivo ampliar o número de vagas de maneira a garantir o acesso e a permanência dos alunos na Educação Infantil. Com investimento de R$ 7 milhões, a Umei Preventório é a 23ª terceira unidade entregue pela atual gestão.
Desde 2013, a Prefeitura de Niterói ampliou significativamente os investimentos em Educação por entender que se trata da política pública mais importante para a construção de uma cidade mais equilibrada e menos desigual. A atual gestão foi a que mais construiu e implantou escolas municipais na cidade. São 22 novas unidades e 50 foram reformadas.
Umei do Preventório é concluída
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura