NITERÓI/RJ
Min:   Max:

Niterói terá passeio ciclístico até Itacoatiara em homenagem às mães

Coletivo Pedal Sonoro diz que qualquer pessoa pode participar do passeio

Douglas Macedo

Um passeio animado, reunindo pedaladas e música, acontece amanhã na Região Oceânica. O evento, resultado de  parceria do Coletivo Pedal Sonoro com o Shopping Itaipu Multicenter, tem o objetivo de homenagear o Dia das Mães e incentivar o uso da bicicleta. Qualquer pessoa pode participar. O passeio ciclístico é gratuito e terá concentração no bicicletário do shopping, às 15h, com saída às 16h. Os ciclistas farão o percurso até a Praia de Itacoatiara e voltarão para o local de início.

Para essa edição, o grupo, já conhecido na cidade pelas pedaladas musicalizadas, preparou uma trilha sonora especial de Dia das Mães, já os participantes substituirão o fone de ouvido individual por uma experiência coletiva, através de equipamentos de som instalados em bicicletas que acompanham o trajeto.

A gerente de marketing do Itaipu Multicenter, Suzy Silva, diz que, para atender aos pedidos dos clientes e funcionários que usam a bicicleta como meio de transporte, no sábado também será inaugurado um novo bicicletário no local.

“Como único shopping da Região Oceânica, todas as ações desenvolvidas por nós são pensadas com o objetivo de promover experiências positivas para os nossos clientes, moradores da região. Como já era intenção do grupo fazer um passeio na Região Oceânica, oferecemos as instalações do shopping como ponto de encontro. Será um passeio educativo e prazeroso. Acreditamos que a bicicleta é um meio de transporte a ser considerado, por ser uma forma de mobilidade urbana sustentável, além de promover benefícios para a saúde”, ressalta Suzy Silva.

A arquiteta Thais Finóquio, que é uma das integrantes do Pedal Sonoro, explica que o grupo promove edições do passeio ciclístico musicalizado duas vezes por mês em Icaraí, e para chegar à Região Oceânica seria necessário apoio logístico para transportar bicicletas e equipamentos de som.

“Estávamos procurando parceiros para fazer essa edição do passeio ciclístico na região. Nossa intenção é levar o lúdico da música com a pedalada, e também conscientizar a população sobre os direitos e deveres de quem usa a bicicleta. Na localidade sempre existiu muita gente usando a bicicleta desordenadamente e por isso queremos defender também a melhoria da infraestrutura na área”, conta Thais.

Pedal Sonoro – O grupo de ciclistas foi criado em dezembro de 2013, em Niterói. No início, eram 10 voluntários que começaram a pedalar pelas ruas da cidade com uma caixa de som acoplada a uma das bicicletas. Em pouco tempo, o grupo cresceu e se organizou, e, desde então, reúne mais de uma centena de participantes em seus passeios, lembra a arquiteta Thais Finóquio. Os eventos do grupo são geridos e financiados coletivamente, sem qualquer vínculo com instituições públicas ou privadas, informa a integrante.

Scroll To Top