Angra quebrando paradigmas musicais

Entretenimento
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Carlinhos Brown convidou o Angra e o Sepultura para seu trio elétrico em Salvador

Foto: Divulgação

Apesar de ter acontecido no começo do mês, a apresentação do Angra ao lado do Sepultura no carnaval de Salvador ao lado de Carlinhos Brown ainda está redendo assunto entre os fãs das duas bandas mais importantes do heavy metal nacional. Alheio a tudo isso, o guitarrista e um dos líderes do Angra, Rafael Bittencourt chegou a publicar um vídeo em seu Facebook onde expôs todo o seu descontentamento com o público que criticou a banda e convocou os que gostaram a se manifestar também.

Em entrevista a O FLUMINENSE,  ele revelou que o convite surgiu por parte do próprio Carlinhos Brown, que queria inovar e surpreender este ano. Seus dois filhos, que também são músicos e tocam guitarra e bateria com ele e são muito fãs de rock, sugeriram que ele chamasse as duas bandas.

“O Brown entende que, no carnaval de Salvador, diferentes culturas de gueto devem ser mostradas e expostas para o Brasil e o mundo através da mídia, então tem blocos que tocam apenas em iorubá, outros blocos bastante étnicos da cultura popular de raiz. E o Brown entende que o heavy metal também é uma cultura de gueto e quis mostrar isso para as pessoas no carnaval de Salvador”, explicou.

Sobre a decisão de aceitar esse convite, Bittencourt revelou que a banda a principio ficou bastante dividida, por saber que esse tipo de situação pode gerar bastante críticas por causa dos fãs mais radicais. “A minha reação pessoal foi de aceitação imediata, porque eu tenho muita afinidade artística e pessoal com a figura do Brown”, conta.

Ele falou sobre a reação e alguns fãs, que acusaram a banda de desrespeitá-los. “Eu fiquei revoltado porque acho que um fã reprovar qualquer escolha do artista é totalmente digno, mas entender que uma escolha de um artista é um desrespeito com ele, como se ele devesse ditar o que é certo ou errado para o artista fazer, isso eu já achei um pouco invasivo”, argumenta explicou afirmando que o vídeo serviu para convocar os fãs que apoiaram a se manifestarem também.

Por fim ele falou que o Angra foi bem recebido pelo público em Salvador, que já estaria acostumado com a variedade. “Hoje em dia os blocos não saem somente com axé. Saem com sertanejo, forró, funk, entre outros. Hoje todo mundo quer estar no carnaval de Salvador pois é uma grande exposição e uma oportunidade, então todo qualquer tipo de estilo toca, inclusive o rock”, disse citando inclusive o fato do U2 também já ter tocado por lá.

Para 2017, Bittencourt revela que eles que já receberam convite para tocar em Recife onde a banda tem uma base muito boa de fãs por lá.