Arriba, chicos!

Entretenimento
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Malecón reúne arquitetura e marcos de pedra em frente ao mar de Plaza Morelos

Foto: Divulgação

Desde que anunciou, em 2013, o fim da obrigatoriedade do visto para os brasileiros, o México cresce como um dos destinos mais procurados. Nos últimos quatro anos, após um incremento de 163,2% na quantidade de brasileiros que decidem ir para lá, o Brasil entrou no top cinco dos maiores mercados emissores – atrás apenas dos Estados Unidos, Canadá, Colômbia e Inglaterra. Só em 2014, 309 mil viajantes embarcaram rumo ao país, 10% a mais do que no ano anterior. Os beneficiados com essa nova realidade não são apenas os locais mais conhecidos, como Cancún e Riviera Maya, mas também regiões menos famosas. 

Indicado pelo portal TripAdvisor como segundo local mais visitado do México no ano passado, Puerto Vallarta é uma faixa litorânea entre os estados de Nayarit e Jalisco com a beleza das montanhas de Sierra Madre, que rodeiam o lugar e garantem o clima para as férias ideais para quem quiser se entreter com as opções de ecoturismo e cultura. A orla de Vallarta conta com praias badaladas como do Ouro, do Sol, das Palmas, dos Tules e Praia dos Mortos, e praias mais calmas, como Mismaloya e Boca de Tomatlán. O que todas têm em comum são as águas calmas e transparentes de coloração azul-esverdeada. O calçadão de Malecón reúne diversas atrações como a arquitetura e marcos de pedra, em frente ao mar de Plaza Morelos, esculturas de areia, obras de arte indígenas e contemporâneas e artistas de rua. Em outra zona da cidade, na Velha Vallarta, entre as construções baixas que se estendem até os morros de Serra Madre e conservam o encanto colonial, estão monumentos históricos como a igreja de Nossa Senhora de Guadalupe, construída em 1903.

Xochimilco: delegação mexicana proclamada Patrimônio Mundial pela Unesco

Foto: Divulgação

A dez minutos do Aeroporto Internacional de Puerto Vallarta fica a Riviera Nayarit, que estende-se ao longo de toda a costa do Pacífico do Estado de Nayarit, incluindo os resorts de Nuevo Vallarta, a histórica cidade colonial de San Blas, a exclusiva Punta Mita, pitorescas aldeias de pescadores, quilômetros de extensão de praias paradisíacas e a espetacular Baía das Banderas. A Riviera oferece uma diversidade de atividades esportivas, como o golfe em conceituados campos com o rótulo PGA, canopy, pesca e surfe, além de opções para viajantes interessados em ecologia e aventura, como a observação de baleias e de aves, além da liberação de tartarugas. Para completar, a região conta ainda com spas luxuosos e artesanato. 

Um pouco afastada da agitação litorânea fica a Cidade do México, cheia de atrações para curtir, principalmente em família. A capital mexicana conta com atrações como o Bosque de Chapultepec, um parque com pedalinhos, zoológico, um parque de diversões com cerca de 50 brinquedos e o Castelo de Chapultepec; o Papalote Museo del Niño, um museu que une ciência e diversão nas mais de 350 atividades interativas; o passeio de barco por Xochimilco (uma delegação mexicana proclamada Patrimônio Mundial pela Unesco devido à sua importância histórica como local remanescente da técnica agrícola asteca), onde é possível alugar uma trajinera, como os barcos são chamados, e seguir passeio pelos canais; e a Kidzania – Ciudad de los niños, um parque temático que funciona como uma cidade em miniatura governada por crianças.