Arte mineira em cartaz nos Correios

Entretenimento
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Trabalhos em diferentes formas, pinturas, fotografia e esculturas, mostram riqueza e diversidade, e convidam à reflexão

Foto: Divulgação

Prossegue no Espaço Cultural dos Correios Niterói, de segunda a sábado, a exposição “Daquilo que nos cerca”, que tem curadoria do artista e professor Luiz Sérgio de Oliveira. A mostra reúne trabalhos  de três artistas, os mineiros Angelo Issa, Daniel Moreira e Leandro Gabriel, que apresentam cerca de 50 obras selecionadas, produzidas em diferentes formas – pintura, fotografia e escultura –,  com um embate inglório e fantástico com o real.

As peças ganham diferentes significados e fazem um convite à reflexão sobre o enfrentamento mundano, propondo um diálogo com o público, por meio de paisagens de fantasmagoria e de encantamento, que incluem aqueles que transitam ou que habitam as margens dos grandes centros.

A coletânea traz à tona os empecilhos presentes na tarefa de tentar compreender e dominar as complexidades da vida, recuperando as mazelas sociais cotidianas com as quais convivemos, na tentativa de reuniar partes, restos, detritos e fragmentos inservíveis de um mundo que acredita no progresso e no desenvolvimento.

As fotografias de Daniel Moreira, por exemplo, trazem o olhar do viajante que não se contenta com a contemplação passiva; já as esculturas de Leandro Gabriel, que falam de pesos e volumes, incorporam cores e texturas; e Angelo Issa, usa a pintura para abrigar o que está fora de lugar, as contradições e riquezas das ruas.

“Daquilo que nos cerca” foi considerada pela crítica especializada uma das cinco melhores exposição em cartaz, quando esteve no Centro Cultural dos Correios do Rio, e fica em Niterói até o fim deste mês. 

O ECC Niterói fica na  Av. Visconde do Rio Branco, 481, Centro, Niterói. Segunda a sábado, das 11h às 18h (exceto feriado). Entrada franca. Censura: livre. Telefone: 2622-320.