A beleza das coisas simples

Entretenimento
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O livro foi escrito há 30 anos em homenagem ao nascimento da filha de Mário, Paula Caldeira, e segue a série de outras produções voltadas para crianças. Na obra, o autor defende que a criação pode ocorrer nas ações mais prosaicas

Foto: Divulgação

Por André Bernardo
[email protected]

Neste sábado, dia 16, o escritor e jornalista niteroiense Mário Sousa fará uma tarde de autógrafo do livro infantil “Pedaço do Arco – Íris”, das 16h às 20h, na Saraiva Megastore, no Plaza Shopping, no centro de Niterói.

O livro foi lançado na Bienal Internacional do Rio, em seguida, no Reserva Cultural e na Festa Literária de Paquetá. Na obra, o autor brinca com as palavras, com a natureza, interagindo com o universo infantil, construindo pequenos textos poéticos e sutis que estimulam as crianças a vivenciar e reconstruir um mundo imaginário, como conta o autor.

“O lançamento foi além da expectativa, pois tive a  oportunidade de conversar com um público diversificado de autores, educadores, professores e crianças com seus pais. Muitas delas folheavam o livro com entusiasmo e alegria. Ouvi de professores e pais que ‘Pedaço do Arco Íris’ é um livro poético, singelo e que, além de sua bela apresentação gráfica, cria empatia com a criança pela simplicidade com que o texto é colocado, brincando com fatos do dia-a-dia do universo infantil”, detalha o autor. 

O livro foi escrito há 30 anos em homenagem ao nascimento da filha de Mário, Paula Caldeira, e segue a série de outras produções voltadas para crianças. É um livro onde ele brinca com animais, a natureza, as plantas, os peixes, as nuvens, tudo dentro do universo infantil.

“Pedaços do Arco-íris” mostra à criança que o ato de criar pode estar nas coisas simples, como numa frase, num desenho, numa imagem, num pensamento, numa palavra, numa flor, num barco ou numa rima. É com esse tema que o autor espera um excelente público na cidade de Niterói.

“Minha primeira participação como autor foi na Bienal Internacional do Livro, no Riocentro, no estande da Imprensa Oficial do Estado. Também lancei na Feira Literária de Paquetá, no Espaço Cultural Reserva, em São Domingos, e numa escola pública na Zona Norte do Rio. Foram lançamentos muito positivos. No Reserva, mais de 100 pessoas, entre adultos e crianças elogiaram o livro. No Rio, foi emocionante crianças da escola pública sentirem o livro através da contação da história por uma professora. É das melhores, o espaço da Saraiva já é movimentado pelos que gostam de literatura e há o espaço das crianças. O apelo é para que professores, educadores, pais e crianças e, claro, os amigos, estejam no dia do lançamento para que possam conhecer o “Pedaço do Arco Íris”, conta.

Carreira - Este é o terceiro livro de Mário Sousa. Os anteriores foram: “Menina, Corpo de Mel” (poesias) e “Memórias, Um Pouco de Mim, Muito dos Outros”, sobre o ex-governador do Rio de Janeiro Togo de Barros. Mário também participou, como editor, de mais duas obras: “O Leão e sua Floresta”, da escritora Ana Caldeira e “Zé Gamela, 80 anos”.

O autor já recebeu, dentre outros, os seguintes prêmios e destaques: Prêmio nacional de Melhor Contista do Rio de Janeiro; Menção Honrosa como contista, em Santa Catarina; Menção honrosa como contista pela Fundação do Serviço Público do Estado do Rio de Janeiro; Prêmio nacional com a peça “Brincando de Brincar”; Melhor Espetáculo da Mostra de Teatro realizado no Teatro Popular em Niterói.

Para o futuro, Mário Sousa estará lançando os livros para crianças “Toby, o vira-lata”, “Lua Quebrada” e “No Reino do Alfabeto”, que também é uma peça infantil. Para adultos, já estão no forno “Contos Mutilados” e um baseado na peça teatral já encenada no Museu de Arte Moderna no Rio, “O Alucinado”.

“É claro que, quando você lida ou escreve para crianças, este universo tem outra dimensão, porque estamos lidando com seres em formação, que viajam na fantasia. A boa literatura pode estar contida numa poesia, numa história, escrita ou contada com simplicidade, originalidade e que emocione adultos e crianças. Gosto da possibilidade do brincar. Na vida como na arte, o brincar é necessário, principalmente para o estímulo da criança e do seu despertar para a criação. Quando realizava cursos nas escolas e faculdades, por exemplo, mostrava que o fazer artístico está em todos nós, não importa a linguagem artística infantil, no teatro, na música e em outras as artes”, argumenta. 

A Livraria Saraiva no Plaza Shoping fica na rua XV de novembro, 8, no centro de Niterói. Sábado, às 16h. Entrada franca. Classificação livre. Telefone: 3568-4500.