Busca pelo reconhecimento

Entretenimento
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Nome do álbum, “De corpo e alma”, expressa a dedicação do cantor e compositor ao samba

Foto: Fotos: Divulgação / André Redlich

O sambista niteroiense Declar Sodréé lança nesta quarta-feira (29), às 19h, no Teatro Municipal de Niterói, o CD “De corpo e alma”, o primeiro autoral nos 38 anos de carreira do compositor e intérprete. No show, o artista conta com participações de músicos, dançarinos e orquestra. No repertório, composições dele e mescladas com clássicos da MPB.

O título “De corpo e alma” transcreve a identificação e dedicação do cantor e compositor ao samba. As músicas que foram feitas marcaram a história de vida do artista, que escolheu o repertório do disco entre 300 composições. “A composição desse álbum, com 15 faixas, foi a partir da seleção e escolha de 100 músicas, dentre as mais de 300 composições que possuo. Peneirei as que acredito ter maior popularidade e temática, e, com a ajuda de amigos, concretizei a obra”, comenta.

O show foi pensado para divulgar o álbum, mas tem a intenção de fazer com que as pessoas se sintam mais próximas do samba. O grande diferencial, de acordo com Sodréé, está na interação com o público. “A inclusão do número de dança é para que o show não fique preso somente nas canções. A ideia é que essa junção descontraia, facilite e aguce a vontade de dançar dos presentes, mesmo estando em um teatro. Sobre a orquestra que me acompanhará, posso afirmar que tenho o privilégio de contar com alguns dos melhores músicos, inclusive o maestro Sandro Silva, que rege toda a equipe. Todos ali estão se dedicando e são extremamente profissionais”, afirma.

Natural de Niterói, Declar foi nascido e criado na comunidade “Morro do Palácio”, no Ingá, e sente o maior orgulho de suas raízes. “Por inúmeros motivos, me emociono, tenho responsabilidade de defender a minha cidade e acredito no potencial da minha gente”, conta.

Quando tinha 10 anos, o ambiente de Declar já era de intensa musicalidade, participando até de algumas serestas. O interesse tomou forma e o menino começou a observar e se inspirar nos programas de calouros, tentando imitar os candidatos. Aos 12 anos, começou a escrever suas primeiras composições e a cantá-las com melodia. “Minhas principais inspirações musicais foram Miltinho, Alcione, Zeca Pagodinho, Elza Soares, Emílio Santiago, Chico Buarque, Djavan, Maria Bethânia, entre outros. Também tenho como referência Roberto Carlos, Elton John, Altemar Dutra, etc. Admiro a forma de interpretação, a melodia, a sensibilidade, a força e a postura com que entoam as canções”, revela ele.

 

Foto: Divulgação / André Redlich

Para compor, Declar diz se inspirar em Deus e não ter dificuldade na hora de escrever. Segundo ele, a música sempre veio de forma automática, surgindo em qualquer ocasião, quando ele abraça as oportunidades e transcreve para o papel em forma de canção. Ele destaca a música “Herança de Deus”, que fez assim que soube que sua esposa, na época, estava prestes a dar à luz a sua filha, então, no auge da emoção, a canção foi escrita. “Estava em um show quando recebi a informação de que minha esposa estava em trabalho de parto. Imediatamente peguei o carro e fui ampará-la. No caminho, avistei uma linda lua e, no êxtase da situação, sem saber o sexo do bebê, pedi que o abençoasse. Acabei tendo uma inspiração musical e determinei que só gravaria a música quando toda a história da letra acontecesse de fato. Após alguns anos, minha filha também virou mãe e deu continuidade à geração. Sendo assim, a música tomou forma e foi gravada”, lembra.

Para o show em Niterói, Declar quer uma grande festa, onde todos interajam e se divirtam, não podendo faltar suas composições “Herança de Deus”, “Mãe”, “Laços”, “Jeitinho de Crioula” e “Sou Fã”. “Espero que os fãs, amigos e admiradores do meu trabalho compareçam em massa. Que o show possa abrir o portal do reconhecimento do meu trabalho como compositor e intérprete. Que, apesar da crise financeira no País e da falta de incentivo, o povo ainda busque e invista na música de qualidade, no trabalho artístico, no lazer, na alegria e na cultura. Apesar de todas as dificuldades, não abro mão de me dedicar e fazer um espetáculo de corpo e alma”, finaliza Declar. 

O Teatro Municipal de Niterói fica na Rua XV de Novembro, 35, no Centro. Hoje (29), às 19h. Preço: R$ 30 (Inteira). Censura: livre. Telefone: 2620-1624.