![]()
“Cartaz Portuguesas”, romance epistolar do século XVII, é o texto de abertura dessa temporada no Teatro Municipal
Foto: Divulgação
Nesta terça (27), às 19 horas, o Teatro Municipal de Niterói recebe a abertura do 10º Ciclo de Leituras Dramatizadas. “Cartas Portuguesas” é o texto de abertura dessa temporada, um romance epistolar publicado no século XVII.
Publicadas em francês no ano de 1669 pelo editor Claude Barbin, estão escritas como as cartas de amor de uma freira portuguesa, Sóror Mariana Alcoforado (1640-1723), de um convento da cidade lusitana de Beja, a um oficial francês.
As Cartas Portuguesas consistem em cinco curtas cartas de amor. Nelas transparece um amor incondicional e exacerbado da jovem Mariana, que diz sofrer horrores com a distância do amado.
O Ciclo de Leituras se iniciou em 2009 realizado pelo Fórum de Artes Cênicas de Niterói, e na época chegou a ser realizado na Sala Carlos Couto e no Salão Nobre do Teatro Municipal de Niterói, tendo um limite de 30 a 50 espectadores. Com um maior interesse do público, as apresentações tiveram que passar para o palco do teatro e, com isso, com um limite de público maior.
“O evento é sucesso ano após ano. E, 2018 completamos 10 anos de realização, sempre com entrada franca. E a ideia é democratizar o acesso, tanto para artistas quanto para o público”, conta Marcello Mattos, que é produtor do projeto e participa desde o primeiro ano.
O Ciclo deste ano consiste em 17 apresentações, de proponentes diferentes, distribuídas no Teatro Municipal de Niterói e no Solar do Jambeiro. No Municipal acontecem toda última terça-feira de cada mês e no Solar do Jambeiro toda última quinta-feira (está iniciando em abril).
“O foco é movimentar os espaços públicos da cidade e dar o máximo de oportunidade aos diversos artistas”, aponta ele.
O Teatro Municipal de Niterói fica na Rua XV de Novembro, 35, Centro, em Niterói. Quarta-feira, 27 de março, às 19h. Entrada franca. Classificação: 12 anos.
Ciclo de Leitura Dramatizada chega à décima edição nesta terça
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura