Cinema e debate no Reserva

Entretenimento
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Na trama, a viúva (Emily Mortimer) resolve empreender, arriscando tudo para abrir uma livraria em uma cidade litorânea inglesa

Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira (18), o filme “A Livraria” (“The Bookshop”, no original), dirigido por Isabel Coixet, terá sessão de lançamento seguida de debate a partir de 19h20 no Reserva Cultural, em Niterói. 

A trama relata a saga de uma viúva bastante inteligente chamada Florence (Emily Mortimer) que, após a perda do marido, resolve empreender, arriscando tudo que possui para abrir uma livraria em uma cidade litorânea no interior de uma Inglaterra perto do início dos anos 60. Enfrentando dificuldades que nunca imaginara, com maior força por conta de interesses de forças da elite local, encabeçada pela excêntrica Violet (Patricia Clarkson), Florence precisará ter muita força de vontade para o seu negócio dar certo e também contará com a ajuda de Edmund (Bill Nighy), um recluso morador da cidade que está cansado da mesmice e da falta de renovação cultural onde vive.

Esse despertar cultural é um grande choque para alguns, mas, aos poucos, Florence consegue ter mais adeptos a sua ideia empreendedora, fruto dos potenciais literários em abrir a mente para o mundo.
A roda de debate pós-exibição do filmes abordará, entre outros assuntos, os embates entre Violet e Florence, que transparecem ao espectador todo o pensamento de uma época bastante limitada quando pensamos em liberdade intelectual e empreendimentos inovadores em uma sociedade que beira ao desconhecimento do mundo onde vivem. 

A Reserva cultural fica na Av. Visconde do Rio Branco, 880, São Domingos, em Niterói. Segunda, às 19h20. Preço: R$ 32 (inteira). Classificação: 10 anos. Telefone: 3604-1545