Coluna Gourmet: Tangerina, mexerica, bergamota ou poncã?

Entretenimento
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

No Buzin Gastronomia, em Itaipu e Icaraí, a mousse de quinoa com molho de tangerina é uma das opções do bufê

Foto: Divulgação

Estamos na época da tangerina! A fruta ácida com vários nomes, dependendo da região do País, é ótima para ser carregada na bolsa como lanche da tarde, compõe bem drinques e pratos salgados, principalmente em molhos. Ela também pode ser usada em saladas. Confira!

A Bergut oferece o salmão ao molho de tangerina e espaguete de pupunha. A rede está inaugurando nova loja no Centro do Rio.

O Churrasqueira, em Ipanema, oferece o drinque Bossa Nova, do mixologista Henrique Passos.

O Tangin do Mafuá, preparado com tangerina, hortelã, gim e bebida gasosa à base de limão, é servido no Mafuá.

Localizado no imponente palacete da Casa Julieta de Serpa, o Julieta Bar aposta em uma criação do barman Daniel Milão, o drinque refrescante Old Cool, feito com Bacardi 8 anos, xarope de tangerina, hortelã, bitters angostura e prosseco brut.

A carta de drinques do Alessandro & Frederico inclui a caipi tangerina, com cachaça branca.

O Botequim Restaurante aposta em salada de tangerina e rabanete como opção de acompanhamento para o prato do almoço que vem com arroz, feijão, file mignon, molho e outros acompanhamentos do balcão da casa servidos à vontade.

Na Mamma Jamma, a pedida é o gim tônica preparado com gim, tangerina, manjericão e água tônica.

O Lima Cocina Peruana apresenta o Sanduíche Dona Lucha – barriga de porco laqueado com mel de miso, hoisin, tangerina e gengibre, cenoura e cebola com maionese.

No Buzin Gastronomia, em Itaipu e Icaraí, a mousse de quinoa com molho de tangerina é uma das opções do bufê.

A Frisée Gourmet sugere as barrinhas artesanais preparadas pela chef chocolatière Nivia Maria.

O brigadeiro de tangerina é a indicação da Paula Judice Patisserie.

Sanduíches no almoço
A rede Megamatte acaba de lançar sanduíches elaborados especialmente para a hora das refeições. São bem servidos, estão disponíveis em diversos tipos de pães, com recheios variados, como o de costela suína no pão australiano. Todos custam R$14,90.

De portas abertas
O Kale Poke, delivery do tradicional prato havaiano, ganhou uma casa para chamar de sua na badalada Dias Ferreira, no Leblon. O Atum Poke (arroz gohan, atum, molho tradicional, abacate, pepino, amendoim, alga nori e gergelim) é a estrela do menu da nova empreitada do chef Thiago Berton.

Oficinas de gastronomia
O chef e dono do Oro e do Pippo, Felipe Bronze, e os vencedores do Masterchef Brasil, Leo Young e Pablo Oazen, estarão em uma cozinha cenográfica, com capacidade para até 100 pessoas, para aplicar oficinas de gastronomia, no “Temporada Gourmet”, que acontecerão sempre às 19h durante a semana e, aos fins de semana, a partir das 15h. O evento vai até dia 30, no Plaza Shopping Niterói.

Ano novo judaico
Para comemorar o Rosh Hashaná, ano novo judaico, que acontecerá no dia 9 de setembro, a Confeitaria Kurt preparou uma linha especial de tortas e de presentes gourmet. Entre as novidades está a torta de maçã crocante com mel e noz pecan.

Novidade com carne de porco 
Com prato assinado exclusivamente pela chef Deborah Werneck (ex-participante do MasterChef Brasil), a Liv Up amplia o cardápio usando pela primeira vez a carne suína. A combinação do filé-mignon suíno com o abacaxi foi feita para demonstrar a versatilidade da carne, que normalmente só é associada a eventos festivos. Há entregas em Niterói e o pedido é feito pelo site da Liv Up, por R$11,90.

Serviço: Bergut: 2220-1887, Botequim Restaurante: 2286-3391, Alessandro & Frederico: 2521-0828, Frisée Gourmet: 3619-0071, Paula Judice Patisserie: 98860-2631, Mafuá: 98103-7417, Buzin Gastronomia: 2609-4201, Lima Cocina Peruana: 3647-3411, Mamma Jamma: 3298-6801, Julieta Bar: 2551-1278.