Cozinha fusion

Entretenimento
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

No Empório Domani, da chef Ju Reis, a gastronomia oriental fica a cargo do frango ao curry com legumes e banana grelhada. Servido com arroz de jasmim, tradicional na cozinha tailandesa

Foto: Divulgação

A cozinha de fusão é uma tendência na gastronomia mundial e tem tudo a ver com o Brasil: é a mistura de culinárias de nacionalidades diferentes em um mesmo prato. O intercâmbio de ingredientes e a troca de experiências entre os chefs levou a essa prática, que tem agradado cada vez mais aos paladares.

Não é uma nova técnica, porém tem nome: Fusion Food ou Fusion Cuisine. Restaurantes de Niterói e do Rio mostram na coluna de hoje suas criações baseadas em algumas misturas: francesa e italiana, brasileira e chinesa, francesa e marroquina, belga e brasileira, entre outras. 

Cervejas artesanais
A rede de bares Rota 66 acaba de lançar uma carta de cervejas artesanais. A seleção conta com cinco rótulos, todos do Estado do Rio de Janeiro. Da cervejaria Mohave estão disponíveis a Bandita, uma Strong Ale; e a Coyote, uma Premium American Lager. Já a Green Lab oferece a Jazzy, uma Ginger Ale; e a Hip Hops, uma American Pale Ale. Outra pedida é a witbier Praya. Todas contendo 600ml.

The Walking Dead com chope
Todos os domingos, a partir das 22h30, os apreciadores da série de sucesso “The Walking Dead” esperam ansiosos pelas reviravoltas dos novos episódios da sétima temporada, na Fox. Pensando nos fãs, o Armazém São Jorge, no Jardim Icaraí, reserva o segundo andar da casa para exibição da série e oferece, para quem for assistir ao episódio, uma promoção na jarra de um litro de chope. 

 

Foto: Divulgação

Peruano legítimo
O antigo Lima, no Jardim Icaraí, passou por mudanças e se tornou Cuzco Restô. Liderada pelo chef peruano Joel Zuñiga, que já passou pelos restaurantes Lima e Taypá, a cozinha do Cuzco é composta, quase 100%, por cozinheiros e assistentes peruanos, conferindo autenticidade nos temperos do país. O cardápio de pratos principais traz iguarias como o Lomo Criollo – medalhão de filé mignon grelhado, molho defumado de queijo, mostarda em grão, pimenta amarela, bacon, parmesão e shitake confitado. 

Degustação de vinhos
O Serrado Vinhos & Bistrô, recém-inaugurado em Laranjeiras, promove no sábado sua primeira degustação de vinhos. Nessa edição serão oferecidos cinco rótulos espanhóis, entre eles o Casa Bonita Malbec e o Vina Vasta Branco. A degustação ocorrerá das 14h às 18h. Reservas: 2205-5000. 

Novo gelato em Niterói
A Bacio di Latte, marca de gelato tipo italiano que nasceu em São Paulo e desde 2014 atua no Rio, chegou a Niterói no segundo piso do Plaza Shopping. Entre os sabores mais pedidos estão todos os tipos de chocolate.

Festival do Porco
Até o final de novembro, o Festival do Porco do El Gordo, no Leblon, vai garantir um sabor especial ao restaurante. Nuno e Salvador Almeida, sócios e responsáveis pelo cardápio da casa, apresentam quatro novas receitas com porco: Copa lombo estufado à El Gordo, filé mignon com pimentos piquilo, alcachofra e alho, costelinhas com mel, vinagre e gengibre e bochechas estufadas em vinho do porto e cebolinhas, este último uma criação do El Gordo de Portugal.

De cara nova
O Terra Brasilis acaba de passar por uma reforma que durou dois meses. O tradicional restaurante da Urca ganhou visual moderno, dois elevadores e três plataformas para maior acessibilidade. A ideia do chef Germano Silvestre, que comanda o Terra há cinco anos, é surpreender a cada semana com menus diferentes.