Do ângulo certo

Entretenimento
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A vista que se tem da Ilha da Boa Viagem engloba o MAC e toda a orla da Praia das Flechas e da Praia de Icaraí. No local está a Capela da Nossa Senhora da Boa Viagem, construção histórica que merece a visita

Foto: Douglas Macedo

Uma piadinha entre cariocas e niteroienses fala do lado bom de Niterói: a vista para o Rio. Apesar da brincadeira ter lá sua parcela de verdade – a vista para a Cidade Maravilhosa  é realmente deslumbrante – Niterói está repleta de pontos de onde é possível ter uma vista cinematográfica, tanto do Rio, quanto da própria Cidade Sorriso. E o que não faltam são moradores da cidade e turistas a fim de contemplar esses ângulos privilegiados. “Eu e minha esposa sempre gostamos de fazer caminhada. Pode ser cansativo para quem não está acostumado. Mas a vista lá de cima faz tudo valer a pena”, resume o contador Flávio Henrique, de 29 anos, morador de Santa Rosa, em Niterói, que sobe o Costão de Itacoatiara há 6 anos com a esposa e os amigos.  

Assim como o Costão, existem outras opções que colocam a pessoa em contato com a natureza e oferecem uma vista deslumbrante. O Parque da Cidade, em São Francisco, é uma delas. São dois mirantes que valem a pena serem visitados. Para os mais radicais, que não quiserem ficar apenas apreciando a vista, o parque oferece também rampas para a prática de voo livre. Muitas pessoas usam o local para apreciar o pôr do Sol, como é o caso da psicóloga Lydiane Souza, de 25 anos. “Geralmente venho nos fins de semana com meu namorado. Além da vista ser maravilhosa, as fotos para o Facebook também ficam perfeitas”, brincou Lydiane, moradora do Ingá.

Todo mundo sabe que o fato do Museu de Arte Contemporânea (MAC) estar fechado para reformas não significa que a ida ao prédio construído por Oscar Niemeyer não valha a pena. Localizado sobre o Mirante da Boa Viagem, na orla de Niterói, o próprio local se descreve como uma janela aberta para a Baía de Guanabara. O museu, uma construção em formato de disco voador, forma com a natureza exuberante e com o mar de morros do Rio de Janeiro (de onde é possível ver o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor) uma composição no mínimo poética.

Para quem quer organizar um tour pela cidade e conhecer outros locais que facilitem o contato com a natureza e, de quebra, proporcionem uma vista de tirar o fôlego, segue abaixo uma lista com os cenários mais marcantes da cidade

Parque da Cidade – É uma Área de Preservação Ambiental, localizada a 270 metros de altura no Morro da Viração, no bairro São Francisco, em Niterói. Possui duas rampas para a prática de voo livre, de onde se tem uma visão panorâmica de Piratininga, Itaipu, Camboinhas, São Francisco, Jurujuba, Charitas, Icaraí, Baía de Guanabara e Ponte Rio-Niterói. Não há ônibus que leve os turistas até o local. A subida pode ser realizada partindo do bairro de São Francisco ou pelo Largo da Batalha. Pode-se subir de veículos particulares, de bicicleta ou a pé. Lá do alto é possível ver as praias oceânicas, entre elas Piratininga, Itaipu e Camboinhas. Começando o trajeto no bairro Largo da Batalha, pode-se chegar ao Parque por uma subida mais amena, porém mais longa. É uma ótima opção para uma caminhada de cerca de 3.500 metros em meio à natureza. 

Mirante de Camboinhas  – Para quem prefere um pouquinho mais de facilidade, este é um dos caminhos mais práticos, já que é possível fazê-lo de carro. Do alto do Mirante é possível apreciar a vista e, por que não, depois, aproveitar para dar um mergulho. A Praia do Sossego é um desses lugares paradisíacos que ficam escondidinhos entre as praias de Camboinhas e Piratininga. Quem frequenta o local recomenda que os turistas deixem um pouco a preguiça de lado e desçam a trilha que leva ao mar de profundo sossego, no sentido literal da palavra.

O Parque da Cidade, em São Francisco, junta vista deslumbrante da orla com a prática do voo livre

Foto: Douglas Macedo

Museu de Arte Contemporânea - MAC – Com uma arquitetura moderna, o Museu de Arte Contemporânea de Niterói, mais conhecido como MAC, é um projeto de Oscar Niemeyer que completa 20 anos em setembro desse ano. Localizado no mirante da Boa Viagem, na orla de Niterói, proporciona aos visitantes, além de ver as obras de arte, apreciar a vista panorâmica do lugar que tem também ao fundo a Praia das Flechas, em Icaraí. Muitas pessoas aproveitam para fotografar as belas vistas, sendo um dos locais mais procurados pelos fotógrafos para álbuns de casamento, 15 anos, formatura ou um book eventual. 

Teatro Popular – Quem atravessa a Baía de Guanabara, em direção a Niterói, tem a atenção desviada para uma construção à direita, ao chegar à cidade. Imagine sair de casa para curtir um show, ir ao teatro, ou simplesmente se divertir em um passeio de dia, tudo no mesmo lugar e com uma vista para a Baía de Guanabara? O Teatro Popular proporciona isso ao público que frequenta o local. O vão deixado pelo arquiteto Oscar Niemeyer em seu projeto original dá passagem para a brisa do mar e permite a visão deslumbrante da baía, da Ponte Rio-Niterói e do Centro do Rio. O próprio Oscar Niemeyer disse que fez essa rampa de modo que o visitante possa observar a arquitetura enquanto se dirige ao teatro. 

Costão de Itacoatiara – A trilha para o Costão é bem fácil com apenas alguns trechos de caminhada onde é preciso subir com uma certa inclinação, com o pé todo junto à pedra para dar equilíbrio. Não é preciso levar nada específico, apenas é indicado ir de tênis, levar uma garrafinha de água e estar com roupas confortáveis. O Parque Estadual da Serra da Tiririca se estende de Niterói até Maricá e é composto de mata Atlântica e mata costeira. A entrada é gratuita e só é exigida a assinatura no livro de visitantes. A trilha é bem marcada com placas indicativas, já que é bastante frequentada. Do alto do morro é possível ver a Pedra do Elefante, em Itaipuaçu, e toda a extensão da praia.

Mirante da Boa Viagem/Ilha da Boa Viagem – A Ilha da Boa Viagem fica próxima à Praia de Icaraí e marca de forma interessante e singela o cenário da  Baía de Guanabara e antiga entrada do porto do Rio de Janeiro. A Ilha de Boa Viagem é não só uma bela formação da natureza, como também um lugar de importância histórica. A ilha fica muito próxima ao também chamado Mirante da Boa Viagem. A vista de quem está na ponte de pedestres, que liga a ilha é muito bonita, sendo possível ver pequenos caminhos de areia e formações rochosas banhadas pela água do mar. O mirante é um local bastante procurado por quem quer apreciar o pôr do Sol. 

Subir o Costão de Itacoatiara, na Região Oceânica, é experimentar uma das vistas mais bonitas da cidade

Foto: Beatriz Cunha/Divulgação

Área de Espetáculos (Atrás do Bay Market) – O Shopping Bay Market possui uma área onde os frequentadores se reúnem para apreciar a vista da Baía de Guanabara. O espaço disponibiliza um bar/restaurante onde as pessoas podem aproveitar música ao vivo enquanto contemplam a paisagem.