![]()
Os atores e roteiristas Alan Ribeiro, Cezar Maracujá e Isaú Júnior apresentam o espetáculo de humor, que tem direção de Paulinho Serra
Foto: Divulgação
Por: André Bernado
O “Canal Ixi” sobe no palco do Teatro Eduardo Kraichete nesta sexta (22), sábado e domingo, no espetáculo “Primeiramente Comédia”, com texto e interpretação dos atores e roteiristas Alan Ribeiro, Cezar Maracujá e Isaú Júnior. A direção fica por conta de Paulinho Serra. O espetáculo é composto com esquetes, personagens e muito stand-up.
O “Canal Ixi”, que é o terceiro mais acessado canal de esquetes do YouTube, surgiu há 4 anos com Cezar Maracujá e o comediante Rafael Portugal, que, hoje, assume o elenco do canal “Porta dos Fundos”.
“Eu e o Rafael Portugal morávamos em Realengo. Ele gravava com a turma dele e eu gravava com a minha. Quando nos conhecemos, tivemos a ideia de gravarmos juntos e montar o canal”, diz Cezar Maracujá, que acrescenta que o canal começou numa brincadeira que foi dando certo. “O nome ‘Ixi’ se deu a partir de uma conversa que eu estava junto com o Rafael Portugal, Paulinho Serra e sua esposa, Rafaela. Rafael perguntou para a esposa de Paulinho que nome ela achava que o canal deveria ter, e Rafaela logo respondeu: ‘Ixi, não sei’. E assim surgiu o nome”.
Sobre a ideia da peça “Primeiramente Comédia”, Isaú Júnior responde com bom humor.
“É porque a gente estava precisando de dinheiro mesmo (brincadeira). A ideia surgiu porque tínhamos muita vontade de levar as esquetes do canal para todos os palcos. A peça é muito divertida! A gente já está passando por um momento difícil no País, então, o que nos resta é rir um pouco por um preço muito baixo”, revela.
Para Alan Ribeiro, a internet foi um meio de descoberta, onde viu no humor uma forma de expressão. Ele reconhece que a rede viabilizou o trabalho de muitos artistas.
“Ao contrário de muitos humoristas, eu não tinha o humor de berço. Fui um menino tímido em família, CDF na escola. Fazia piada entre amigos, mas pensávamos que só nós achávamos graça. Começamos a criar só com ideias e uma câmera na mão, e as pessoas acompanhavam. O humor na internet ganhou independência. Você pode continuar fazendo seu trabalho mesmo sem o suporte de uma emissora, embora todos queiram chegar lá. Sonho em fixar de vez meu nome na grade de humoristas do Brasil. Quero fazer muito televisão e cinema”, admite.
Se no humor é quase uma tradição ter ‘padrinhos’, Paulinho Serra, um dos pioneiros no stand-up comedy no País e diretor do grupo ‘Deznecessários’, referência no gênero, é o dos rapazes.
“Conheci o trabalho deles na internet e curti. Quando fui fazer meu espetáculo solo, convidei os garotos para participarem. Sabia que no palco eles ficariam ‘tinindo’. Pensei: vou ganhar dinheiro em cima dele”, brinca. “Eles são um talento, praticamente autodidatas, escrevem bem e têm muita noção audiovisual. Vão longe”, garante Paulinho.
O Teatro Eduardo Kraichete fica na Avenida Roberto Silveira, 123, Icaraí, em Niterói. Sexta e sábado, às 21h e domingo, às 20h. Preço: R$ 50 (inteira). Classificação: 14 anos. Telefone: 2610-3902.
Do YouTube para os palcos do País
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura