Encontro de mestres

Entretenimento
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Espetáculo tem início com os acordes da música “Construção”, de Chico Buarque, que convida para cena Pedro, Maria, Bárbara, Juca, Nina, entre outros personagens. Em cena, os dançarinos também habitam as telas e ambientes inspirados no pintor Candido Portinari

Foto: Paula Kossatz / Divulgação


Inspirada na arte de Candido Portinari e na obra de Chico Buarque, a Focus Cia. de Dança faz temporada popular do espetáculo de dança “Saudades de Mim” desta sexta-feira (15) até dia 24, no Teatro da UFF, em Niterói. 

O espetáculo tem início com os acordes da música “Construção”, de Chico Buarque, que convida para cena Pedro, Maria, Bárbara, Juca, Nina, entre outros personagens. No palco, eles se relacionam através das coreografias criadas por Alex Neoral. Em cena, os dançarinos também habitam as telas e ambientes inspirados no pintor Candido Portinari. Entre o onírico e o real, a história traz dores e amores ambientados nos universos dos dois artistas.

“Chico Buarque já era um compositor que me acompanhava desde minha formação na escola. Suas músicas, que são mais poesias que canções, cheias de metáforas, imagens e sugestões, são um prato cheio para serem traduzidas em dança. Portinari já foi diferente. Tive a honra de dividir a cena com Ana Botafogo na inauguração da exposição das telas ‘Guerra e Paz’, do pintor, e, esse contato direto com a obra dele, me despertou o desejo de transformar aquelas figuras em movimento. A princípio, Chico e Candido não têm óbvias interseções em seus discursos, mas a profundidade e emoção de suas criações se afinam e o desafio foi criar, a partir dos dois, uma terceira obra ‘Saudade de Mim’”, explica o diretor e coreógrafo Alex Neoral. 

Os bailarinos, além da dança, tiveram o desafio de construir personagens e entrar em uma narrativa com cenas e situações delineadas. Alex lembra que, para dar corpo ao espetáculo, o preparo da Focus Cia. de Dança incluiu aulas de interpretação com o ator Reiner Tenente, além da preparação vocal com Felipe Habib, que também assina a direção musical e criação de arranjos e canções, todas inspiradas em Chico. 

“Já sabia que era uma proposta nova: desenhar uma narrativa definida, onde os bailarinos seriam personagens e teriam o desafio de interpretar, cantar, declamar e atuar. Isso cada vez mais aparece em minhas criações. As fronteiras entre as artes são rompidas constantemente”, explica o diretor. 

Fundada por Neoral e patrocinada pela Petrobras desde 2013, a Focus Cia. de Dança já possui 15 anos de existência, reafirmando sua importância na dança contemporânea brasileira. A companhia lança um feito inédito na criação de “Saudade de Mim”: um roteiro teatral que se integra ao instigante conjunto de gestos e movimentos que consagraram a companhia carioca ao longo de sua história. 

Os riscos sempre foram bem-vindos na trajetória da companhia. O comentado “As canções que você dançou para mim”, inspirado na obra de Roberto Carlos, estreado no Espaço Sesc em 2011, chegou à expressiva marca de quase 200 apresentações e foi assistido por mais de 70 mil pessoas dentro e fora do Brasil, como em Washington e Nova Iorque, nos Estados Unidos, e Porto, em Portugal.

“A arte no Brasil ainda necessita de estímulos que atraiam o público, e, em tempos de crise, o preço do ingresso faz diferença. Felizmente, no nosso caso, o público vai poder conhecer um espetáculo de excelência e qualidade. A ideia não é reproduzir artes já existentes, mas, a partir da fusão de artes distintas, criar um espetáculo de dança contemporânea afetado pelas obras destes dois artistas. Que ninguém espere referências diretas entre músicas e telas. Lembrando, ainda, que será nossa estreia em Niterói e já é um desejo antigo levar nossa arte para essa cidade tão simpática. Espero que venhamos muitas vezes aqui”, conclui o coreógrafo.

O Teatro da UFF fica na rua Miguel de Frias 9, Icaraí, em Niterói. De 15 a 24 de julho. Sexta a domingo, às 20h. Preço: R$ 20 (inteira). Censura: 14 anos. Telefone: 3674-7512.