Entre choros, maxixes e jazz

Entretenimento
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O pianista Antonio Guerra e o trompetista Silvério Pontes misturam seu caldeirão de influências em show intimista

Foto: Divulgação / Rogério Von Kruger

O duo Antonio Guerra, no piano, e Silvério Pontes, no trompete, se encontra nesta terça-feira, dia 2, para o pré-lançamento do CD “Coração Brasileiro”, no Blue Note Rio, às 20h.

Na véspera do lançamento do mais novo álbum de Silvério Pontes, Antonio Guerra chegou para preencher uma necessidade de última hora, e o entrosamento sucedeu de imediato.

Entre choros, maxixes, valsas e jazz, os dois instrumentistas, de gerações e formações distintas, descobrem uma afinidade musical inesgotável. Silvério, que sempre bebeu na fonte da música genuinamente carioca – o choro e o samba –, agora se une a Antonio, um concertista com a música negra no sangue. Esta combinação de diferentes estilos faz pulsar “Coração Brasileiro”, projeto que deseja espalhar a riqueza das canções instrumentais brasileiras dentro e fora do território nacional. 

O instrumentista Silvério Pontes se apaixonou pelo trompete já na infância, aos oito anos ele teve seu primeiro contato com o instrumento, inspirado por seu pai. Aos 10 ele integrou a Lira da Esperança, banda de sua cidade. Quando completou 17 anos, o músico mudou-se para Niterói e teve a oportunidade de se apresentar em diversos eventos. 

Silvério recebeu influências americanas como o trompetista Chet Backer, mas confessa que se dedicou mais à música brasileira como o choro e a bossa nova. Ele valoriza a composição brasileira e Tom Jobim e Ernesto Nazareth são referências pra Silvério. A música instrumental do País é, segundo ele, mais ou menos a mesma coisa que o jazz americano, só que em países diferentes. 

O Blue Note Rio fica na Av. Borges de Medeiros, 1424, na Lagoa, no Rio. Nesta terça às 20h. Classificação 18 anos. Preço: R$:90(inteira). Telefone: 3799-2500.