![]()
Entre os astros da música retratados pelo artista estão John Lenon, Roberto Carlos, Joe Cocker, Jimmy Hendrix, Amy e Winehouse
Divulgação
![]()
Peças de Toffoli são trabalhadas em acrílico sobre tela, realismo em grafite e técnicas que utilizam giz de cera
Divulgação
Acaba de estrear na Sala de Cultura Leila Diniz, no Centro de Niterói, a nova exposição do artista plástico e fotógrafo Marcelo Toffoli, intitulada “Pôsteres & Vinis”. A mostra tem cerca de 30 obras inspiradas em capas de discos dos anos 1970 a 1990, que homenageiam grandes nomes da música internacional e nacional.
As referências utilizadas para a construção das obras são predominantemente estilos musicais como rock, blues, jazz e a MPB. O rosto de Madonna, conhecida como a Rainha do Pop, é tido como a principal aposta de Marcelo, que ainda retrata faces de cantores e bandas como Elton John, Nirvana, Elis Regina, Renato Russo, Rita Lee e muitos outros.
Segundo o artista plástico, há uma razão de suas obras de arte serem inspiradas nas capas de discos dos anos 70 a 90.
“Eu vivi intensamente essas décadas e tenho saudades de todo o astral daqueles momentos!”, explica.
Amante da fotografia, Toffoli também atua profissionalmente na área e utiliza seu olhar diferenciado para criar suas peças, que são trabalhadas em acrílico sobre tela, realismo em grafite e técnicas que utilizam giz de cera.
“Quase toda técnica usada na fotografia eu desempenho nos quadros. Trabalho muito com luzes e sombras, principalmente no grafite!”, resume.
Filho da artista plástica Zélia Toffoli, Marcelo conta que, apesar da carreira da mãe, sua escolha profissional não foi inteiramente influenciada por ela.![]()
“The Division Bell”, capa do álbum do Pink Floyd
Divulgação
“Apesar de gostar muito, sempre fiquei nos bastidores, mas nunca parei de desenhar. Desenhava o tempo todo e, só agora, venho expondo com mais frequência!”.
Em 2018, várias exposições suas foram organizadas ao longo dos meses. Com o sucesso e as críticas positivas, este ano as expectativas são altas. Algumas galerias inclusive têm entrado em contato com o artista, o que traz confiança e estímulo para a carreira profissional e futuros projetos.
Marcelo Toffoli nasceu no município de Araruama em 1973 e, aos 8 anos, já realizava seus primeiros traços no ateliê da mãe.
Suas obras, inspiradas principalmente em imagens, instrumentos e personalidades, já foram expostas em lugares como o Center IV, em Icaraí; a Biblioteca Municipal Joaquim Manuel de Macedo e a Casa Heloisa Alberto Torres, ambas em Itaboraí; na Casa das Artes Villa Real, no Partage Shopping, e no Sintonia Fina, todos em São Gonçalo; no Parque de Exposições Edgar Rodrigues Lutterbach, em Macuco; no Atelier Celso Bomfim, em Nova Friburgo e na Galeria de Arte, Sala Djanira, do Espaço Cultural Ceperj, em Botafogo. Em novembro de 2018, Marcelo foi artista revelação e recordista de vendas na Expo Arte SP.![]()
Capa do álbum “Anacrônico”, da Pitty
Divulgação
“Meu olhar é sobre belas artes, artes plásticas e o trabalho musical que foi realizado por esses artistas ao longo de suas épocas. Minha expectativa é inspirar o maior número possível de pessoas através da minha arte”, conta o artista.
Estrelas em pinceladas
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura