Estrelas em pinceladas

Entretenimento
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times


Entre os astros da música retratados pelo artista estão John Lenon, Roberto Carlos, Joe Cocker, Jimmy Hendrix, Amy e Winehouse

Divulgação


Peças de Toffoli são trabalhadas em acrílico sobre tela, realismo em grafite e técnicas que utilizam giz de cera

Divulgação


Acaba de estrear na Sala de Cultura Leila Diniz, no Centro de Niterói, a nova exposição do artista plástico e fotógrafo Marcelo Toffoli, intitulada “Pôsteres & Vinis”. A mostra tem cerca de 30 obras inspiradas em capas de discos dos anos 1970 a 1990, que homenageiam grandes nomes da música internacional e nacional.

As referências utilizadas para a construção das obras são predominantemente estilos musicais como rock, blues, jazz e a MPB. O rosto de Madonna, conhecida como a Rainha do Pop, é tido como a principal aposta de Marcelo, que ainda retrata faces de cantores e bandas como Elton John, Nirvana, Elis Regina, Renato Russo, Rita Lee e muitos outros. 

Segundo o artista plástico, há uma razão de suas obras de arte serem inspiradas nas capas de discos dos anos 70 a 90.

“Eu vivi intensamente essas décadas e tenho saudades de todo o astral daqueles momentos!”, explica. 

Amante da fotografia, Toffoli também atua profissionalmente na área e utiliza seu olhar diferenciado para criar suas peças, que são trabalhadas em acrílico sobre tela, realismo em grafite e técnicas que utilizam giz de cera.

“Quase toda técnica usada na fotografia eu desempenho nos quadros. Trabalho muito com luzes e sombras, principalmente no grafite!”, resume.

Filho da artista plástica Zélia Toffoli, Marcelo conta que, apesar da carreira da mãe, sua escolha profissional não foi inteiramente influenciada por ela.

“The Division Bell”, capa do álbum do Pink Floyd

Divulgação

“Apesar de gostar muito, sempre fiquei nos bastidores, mas nunca parei de desenhar. Desenhava o tempo todo e, só agora, venho expondo com mais frequência!”.

Em 2018, várias exposições suas foram organizadas ao longo dos meses. Com o sucesso e as críticas positivas, este ano as expectativas são altas. Algumas galerias inclusive têm entrado em contato com o artista, o que traz confiança e estímulo para a carreira profissional e futuros projetos.

Marcelo Toffoli nasceu no município de Araruama em 1973 e, aos 8 anos, já realizava seus primeiros traços no ateliê da mãe.

Suas obras, inspiradas principalmente em imagens, instrumentos e personalidades, já foram expostas em lugares como o Center IV, em Icaraí; a Biblioteca Municipal Joaquim Manuel de Macedo e a Casa Heloisa Alberto Torres, ambas em Itaboraí; na Casa das Artes Villa Real, no Partage Shopping, e no Sintonia Fina, todos em São Gonçalo; no Parque de Exposições Edgar Rodrigues Lutterbach, em Macuco; no Atelier Celso Bomfim, em Nova Friburgo e na Galeria de Arte, Sala Djanira, do Espaço Cultural Ceperj, em Botafogo. Em novembro de 2018, Marcelo foi artista revelação e recordista de vendas na Expo Arte SP.

Capa do álbum “Anacrônico”, da Pitty

Divulgação

“Meu olhar é sobre belas artes, artes plásticas e o trabalho musical que foi realizado por esses artistas ao longo de suas épocas. Minha expectativa é inspirar o maior número possível de pessoas através da minha arte”, conta o artista.