Formigas debutantes

Entretenimento
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Guitarrista do conjunto, Davi Mello, mora em Piratininga, Niterói, onde fica o estúdio usado na produção do CD

Foto: J.D. Olivier/Divulgação

O conjunto Noites do Norte lança seu primeiro álbum intitulado “Baile das Formigas” na próxima sexta-feira, dia 4, no Solar de Botafogo, a partir das 21h30. Como o próprio nome sugere, o grupo brinda os ouvintes com os ritmos tradicionais da região Norte do País como a cúmbia, a guitarrada, o brega, a lambada e o carimbó.

Ao todo são 12 faixas registradas por Mig Martins (guitarra e voz), Davi Mello (guitarra e voz) Chico Oliveira (baixo e voz) e Maurício Calmon (bateria), todos oriundos aqui mesmo do Rio, mas profundos admiradores da música nortista, tento passado cerca de três anos pesquisando sobre o tema para lançar agora o “Baile das Formigas” com uma qualidade que faz qualquer um pensar que eles são de algum lugar do Pará ou do Amazonas. O guitarrista Davi Mello, inclusive, mora em Piratininga na Região Oceânica de Niterói onde tem um estúdio usado para produzir e mixar o álbum.

A faixa título, composta por Mig Martins, Davi Mello e Chico Oliveira, é, na verdade, uma menção a um inusitado show deles realizado no Méier, onde o grupo se apresentou em cima de um formigueiro. A canção sintetiza todo o CD, mostrando o bom humor e capacidade de colocar o público para dançar do Noites do Norte.

“A questão da música do norte ser tão feliz é o que mais me encanta. Quando tocamos, todo mundo dança e demonstra satisfação, felicidade. Desde que montamos a banda, explorando o universo musical do norte, eu conheci um outro Brasil musical, algo que não conhecia tão bem quanto os outros estilos mais difundidos. Esse tempero apimentado, que coloca todo mundo para rebolar, é contagiante. Musicalmente falando, fui apresentado à outra linguagem da guitarra: a guitarrada. O fato de ser um ‘guitarreiro’ e não um ‘guitarrista’ também me fascinou muito, me despertou um interesse cada vez maior sobre esse universo e acabei incorporando isso ao meu jeito de tocar”, Davi Mello.

Além dos membros fixos, o trabalho conta com participações especiais de Donatinho e João Bittencourt nos teclados; Maju Nunes, Laura Canabrava e Tainá Louven nos coros; Silvan Galvão no curimbó, pandeirão e nas maracas; Alexandre Garnizé nas congas, caxixis e maracas; Rodrigo La Rosa nas congas e Renato “Massa” Calmon no bongô, guiro e clave e, ainda, Pedro Paulo Jr, Anderson Ferraz, Jonas Hocherman, Marco Serragrande, Gilberto Pereira, Yuri Villar e Thiago Queiroz nos sopros.

O Solar de Botafogo fica na Rua Gal. Polidoro, 180, em Botafogo, no Rio. Preço: R$ 40 (inteira). Censura: livre. Telefone: 2543-5411.