Grupo Corpo no Municipal do Rio

Entretenimento
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Companhia de dança vai apresentar coreografias dos espetáculos “21” (1992) e de “Gira” (2017)

Foto: Divulgação/José Luiz Pederneiras

O Grupo Corpo apresenta, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, o espetáculo com duas coreografias criadas com 25 anos de distância uma da outra. “21” e “Gira” compõem o programa da temporada que vai de 27 de setembro a 1 de outubro.

Criado em 1992 pelo coreógrafo Rodrigo Pederneiras, “21” foi um divisor de águas para o grupo. Dividido em três partes, a música e coreografia de “21” surpreendem o espectador a todo o momento ao longo dos 40 minutos de duração do espetáculo, alternando elementos das músicas erudita, popular, oriental, cigana e jazzística.

O espetáculo “Gira” nasceu em 2017, fruto da parceria da companhia mineira de dança com a banda paulista Metá Metá, e se inspira livremente nos ritos da umbanda. Mergulhando no universo das religiões afro-brasileiras

A apresentação acontece num espaço retangular de linóleo negro, de 13m x 9m, intensamente iluminado – representação simbólica de um terreiro. Não há coxia no espetáculo, os dançarinos se acomodam em 21 cadeiras quando não estão na cena central.

A dobradinha representa um raro privilégio para o público: é a oportunidade de ter, no palco, dois momentos de força extraordinária na evolução da linguagem artística da companhia.

O roteiro começou em São Paulo, dia 2 de agosto, e prosseguiu por Belo Horizonte e Salvador. Chega ao Rio de Janeiro para apenas cinco apresentações.

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro fica na Praça Floriano, s/n, Centro, Rio de Janeiro. De 27 de setembro a 1º de outubro, qui a seg às 20h, dom às 17h. Preço: a partir de R$ 60 (inteira). Classificação: 14 anos. Telefone: 2332-9191.