Homenagem a Raymond Depardon

Entretenimento
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Na programação, 26 produções, entre documentário e ficção

Foto: Divulgação

O Centro Cultural Banco do Brasil apresenta a “Mostra Depardon Cinema”, com obras do cineasta Raymond Depardon, um dos maiores nomes do documentário mundial. O evento começa a partir de 3 de janeiro. Na programação, toda com entrada franca, 26 produções, entre documentário e ficção. 

O deserto, as instituições, o mundo rural, a política, a justiça e a psiquiatria são alguns dos temas abordados pelo cineasta Raymond Depardon, de 75 anos, em sua vasta cinematografia. Oriundo da fotografia, já afirmou que suas obras trazem suas reflexões visuais. 

Produzidas entre 1969 e 2017, na seleção estão obras de destaque de sua carreira, entre elas, “12 Dias”, seu último filme exibido no Festival de Cannes desse ano. 

Em mais de 30 anos, Raymond Depardon construiu uma obra maior, além de modismo, que explora incansavelmente o mundo, os homens e as grandes problemáticas do nosso tempo. Ele foi um dos últimos documentaristas a defender o uso da lente de 35 mm, o que dá a sua obra uma qualidade e uma dimensão espetacular. 

Em toda sua obra cinematográfica, Depardon reivindicou a neutralidade. Filmou muitas pessoas desesperadas ou sofridas, em situações muito difíceis, mas em nenhum momento demonstrou uma curiosidade perversa ou buscava comover o espectador. 

A mostra também contará com a presença excepcional do Raymond Depardon no Brasil de 16 a 22 de janeiro para participar de debates e encontros com o público brasileiro. 

A mostra é parte da retrospectiva em homenagem ao fotógrafo e cineasta francês que conta ainda com a exposição “Un moment si doux” em cartaz no CCBB do Rio de Janeiro até o dia 5 de fevereiro, de quarta a domingo, das 9h às 21h. 

Além do olhar de Depardon para os diversos temas, o público poderá conhecer também um pouco de seu autor. No curta de 2005, Alguma novidade em Garet, o diretor e seu irmão conversam sobre seus pais e seu trabalho na fazenda da família que é posta à venda. Já em Un moment si doux, de 2013, traz uma entrevista do cineasta sobre a exposição Un moment si doux. 

Além da exibição dos longas-metragens, haverá uma palestra sobre a cinematografia de Raymond Depardon em janeiro com data e horário a serem confirmados pelo CCBB. 

  

O CCBB fica na Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Rio de Janeiro. De 3 a 22 de janeiro, das 14h30 às 21h. Entrada franca. Telefone: 3808-2020.