Janete Costa lança catálogo com exposições de 2017

Entretenimento
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O catálogo é um inventário das exposições do ano de 2017

Foto: Divulgação

Acontece nesta quarta (21), às 19h, no Museu Janete Costa de Arte Popular, o lançamento do catálogo com as exposições que marcaram o ano de 2017 do museu, sendo elas “Na Companhia de Jorge”, “Mambembe” e “Caminhando com Janete”. No catálogo estarão dispostas imagens marcantes das exposições e textos que seguem a linha do curador responsável, Jorge Mendes.

Segundo Daniela Magalhães, diretora do museu, o catálogo surgiu para não ser apenas um registro da atividade em 2017, e, sim, um meio de perpetuação da memória cultural de Niterói.

“O catálogo é um inventário das exposições do ano de 2017 à frente da minha gestão, e surgiu com uma ideia de fazer com que a memória do que acontece no museu não se perca. A gente quer, inclusive, que esse catálogo tenha continuidade por todos os demais anos, porque valorizamos muito a questão do registro e da memória cultural da cidade. Ele será vendido pelo valor de 30 reais”, comenta Daniela.

Para ela, o museu, apesar de novo, já conseguiu mostrar um ponto muito forte: sempre apresentar exposições com desdobramento para o educativo. 

“Essa é a grande missão do museu: atingir as escolas, tanto municipais e estaduais quanto as particulares. Nosso objetivo atual é conseguir alcançar o entorno do museu, trabalhar com a comunidade. Nossos próximos projetos serão sempre voltados para o envolvimento dos moradores”, aspira. 
Jorge Mendes elogia a gestão de Daniela e diz que o trabalho no museu é muito democrático e participativo.

“Todos do museu, desde a direção até a recepção, participam da criação e montagem da exposição, de modo que toda segunda-feira faço reunião como os monitores e corpo de funcionários do museu. Assim conseguimos afinar uma linha de pensamento e todos têm um entendimento dos objetivos a serem alcançados. Nessa sintonia, vamos construindo as exposições”, confessa o curador. 

Seguindo a linha das três exposições passadas, Jorge comenta que, daqui para a frente, não será diferente, continuarão abordando temas pertinentes ao homem e ao meio que habita.

“‘Na Companhia de Jorge’ foi intolerância e respeito. Em ‘Mambembe’, discutimos a questão do artista e sua subsistência. Com ‘Caminhando com Janete’, apontamos caminhos para a comercialização e aproximação dos artistas do interior e o grande público. Para a próxima exposição, “Sim. Aceito”, vamos trabalhar com o tema amor e relacionamentos, partindo da frase do Guimarães Rosa: “Qualquer amor já é um pouquinho de saúde, um descanso na loucura”, adianta. 

O Museu Janete Costa de Arte Popular fica na Rua Presidente Dominiciano, 178, Boa Viagem, em Niterói. Quarta, às 19h. Classificação: livre. Entrada franca. Telefone: 2705-3929.