Leituras revivem aristocracia parisiense

Entretenimento
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Nesta terça-feira (28) acontece o VIII Ciclo de Leituras Dramatizadas, no Teatro Municipal de Niterói, às 19h, com a leitura da peça “O Burguês Fidalgo”, de Molière. A história da peça se passa em Paris, no final do século XVII. Monsieur Jourdain é um burguês de meia-idade que herdou uma fortuna de seu pai, um mercador que ficou rico com suas vendas. Ele pretende sair da classe média (burguesia) e tornar-se um fidalgo, um nobre, influente na aristocracia local.

Na tentativa de ascender, ele decide aprender as artes que deveriam ser sabidas por todo aristocrata: dança, música, esgrima e filosofia. Durante suas aulas, o protagonista da trama mostra-se completamente desajeitado e incompetente no aprendizado de tais artes, ao passo que seus mestres fingem primoroso desempenho e êxito de sua parte. Nessa trajetória, o burguês fidalgo de Molière satiriza as tentativas de alpinismo social e a personalidade burguesa, ridicularizando tanto a classe média quanto a aristocracia. 

O Teatro Municipal de Niterói fica na Rua XV de Novembro, 35, no Centro. Às 19h. Entrada franca. Censura: 14 anos. Telefone: 2620-1624.