Martinho da Vila: samba e literatura

Entretenimento
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Sambista traz para o Municipal o show “Martinho da Vila, Violão e Cavaco” e autografa seu novo livro

Foto: Divulgação
 

Nesta quarta (12), às 19h, o palco do Teatro Municipal de Niterói recebe Martinho da Vila, que apresenta no projeto “Clássicos do Samba” o show “Martinho da Vila, Violão e Cavaco”, acompanhado de Gabriel de Aquino (violão) e Alan Monteiro (cavaquinho). Após o show, o cantor e compositor lança, na Sala Carlos Couto, anexa ao teatro, o livro “Conversas Cariocas”, uma antologia de crônicas.

A maioria do seu público se acostumou a receber suas palavras acompanhadas de melodias. Mas o sambista, com o seu jeito “devagar, devagarinho”, ocupa seu espaço na literatura. Já são 14 livros lançados, o que lhe garante uma cadeira na Academia Carioca de Letras.

Neste que é o seu 15º livro, ele fixa seu olhar a partir da Cidade Maravilhosa. Martinho observa as relações humanas e as mudanças políticas, econômicas, sociais e culturais ocorridas no Brasil. “Conversas Cariocas” traz textos leves, escritos a partir de vivências dele nas ruas do Rio, nas quadras das escolas de samba, em suas viagens pelo mundo e em seu refúgio em Duas Barras, cidade no interior do estado do Rio de Janeiro. O autor apresenta reflexões sobre o amor, a fé, a paternidade, a música, entre outros.

Esse é o primeiro livro de crônicas de Martinho da Vila. “Escrever, assim como compor, é um exercício árduo, que requer muita disciplina. Mas a crônica é um estilo que me ajuda. Escrever crônica, para mim, é até mais fácil que compor um samba”, revela.

O Teatro Municipal de Niterói fica na rua Quinze de Novembro, 35, no Centro. Quarta-feira, às 19h. Preço: R$80 (inteira). Classificação: Livre. Telefone: 2620-1624.