![]()
Personagens vão abordar, através do roteiro, atitudes coletivas e individuais do ser humano
Foto: Divulgação
Estreia neste domingo, às 16h, a peça “Fabulices”, que fica em cartaz até 28 de agosto na Sala Luigi Pirandello. O infantil traz cenas repaginadas de famosas fábulas populares. A partir da ideia de harmonizar as diferenças, os atores abordam a importância de tentar compreender o outro.
No espetáculo são encenadas “A casa da onça e do bode”, “O macaco e a velha” e “Dona Baratinha”. Com uma tagarelice própria de atores do estilo clowns, o elenco dá vida aos personagens com suas mesmices, tolices e rabugices do dia a dia.
Através da fábula, o roteiro trata de atitudes humanas, como a disputa entre fortes e fracos, a esperteza, a ganância, a gratidão, o ser bondoso e como não ser tolo.
Cada história é contada em uma linguagem popular e atualizada. No palco, são construídas as cenas com a ajuda da plateia, com a intenção de mostrar o processo do “criar”. Segundo a produção, diversas linguagens do teatro são usadas em “Fabulices”, desde o gramelô, passando pelo teatro dos gestos, até os mamulengos.
A adaptação de histórias ganha uma direção dinâmica concebida por Marcello Caridade. Somadas à trilha sonora de Glorinha Lattinni e Renato Pfeil, as fábulas mostram que ainda é possível brincar com essas narrativas que atravessam gerações.
A Sala Luigi Pirandello fica na Scuola di Cultura, na Av. Presidente Roosevelt, 1063, São Francisco, em Niterói. Até 28 de agosto. Sempre aos domingos, às 16h. Preço: R$ 30 (inteira). Censura: livre. Telefone: 3629-1063.
Mistura de fábulas
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura