![]()
A obra de Paulo Gomes faz parte da mostra múltipla, no Shopping Piazza
Foto: Paulo Gomes / Divulgação
A Galeria Celeiro apresenta a exposição “Dura/Ação”, com Albenzio Almeida, Paulo Gomes e Rodrigo Viana, jovens artistas que trabalham o mesmo tema mas com processos e suportes diferentes, lidando com tempo, imagem, traços, espaços e histórias. O vernissage aconteceu no último sábado (29), com curadoria musical do DJ e músico João Pinaud, misturou influências old-school e sons orgânicos com as vertentes da música eletrônica.
O evento contou, também, com um “duo live performance”, com a participação do “music gamer” e multi-instrumentista André Colares, nos samples e synthetizadores.
Como os processos e a permanência trazem as linhas que marcam uma obra de arte? Essa é a questão proposta pela exposição, que apresenta um diálogo plástico entre artistas Albenzio Almeida, Paulo Gomes e Rodrigo Viana, que, com diferentes matérias primas, capturam histórias e pretendem revelar para o visitante em traços e formas distintas.
Paulo Gomes, um dos expositores, nascido e criado em Niterói, teve proximidade com câmeras fotográficas desde a infância. Autodidata, escolheu a fotografia de natureza (meio ambiente, fauna e flora) e, atualmente, desenvolve o projeto “Sunrise at tucuns beach”, inspirado pela paisagem da paradisíaca Praia dos Tucuns, na cidade de Armação dos Búzios.
Neste projeto, Paulo utiliza meios não convencionais de impressão, como: wood transfer sobre madeiras de demolição, remos e fragmentos de embarcações s pescadores nativos. Também niteroiense, Albenzio Almeida é artista plástico, velejador e pesquisador atuante em movimentos sustentáveis como bioarquitetura, reaproveitamento de metais, madeiras e bambu. Já o carioca Rodrigo Viana descobriu o processo artístico de explorar as câmeras analógicas ao começar a se dedicar a imagens em preto e branco. Hoje, suas fotografias são identificadas pela técnica de auto contraste e inserção de formas geométricas.
O Shopping Piazza fica na Rua Francisco da Cruz Nunes, Itaipu, em Niterói. Até 12 de novembro, das 14h às 20h. Entrada franca. Censura livre. Telefone: 3620-2112.
Nova exposição na Galeria Celeiro na Região Oceânica
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura